02/04/2018
Tamanho
 

Alessandro Molon quer permitir o uso de técnicas de bioconstrução no Minha Casa, Minha Vida

Divulgação   
 

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) apresentou o Projeto de Lei nº 9.813/2018 que propõe mudanças no Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), para permitir o uso de técnicas de bioconstrução nos empreendimentos do Programa. A proposição se baseia em outra de semelhante teor protocolada no Senado Federal pelo senador Randolfe Rodrigues (AP).

A bioconstrução é um conjunto de técnicas para a construção de casas e edifícios com elementos naturais, como terra e fibras vegetais. “Ela tem como objetivo a redução de toxinas prejudiciais à saúde e, como vantagens, o aumento da durabilidade das paredes, a diminuição da variação de temperatura no interior da casa e o baixo custo de investimento e operação”, explica o parlamentar.

Segundo o deputado, os engenheiros e arquitetos responsáveis por esse modelo de obra devem sempre buscar soluções que visem à preservação do meio ambiente. “Neste tipo de procedimento existe importante conceito sobre os materiais que sobram nas obras: eles não são considerados resíduos, mas sim recursos. Sendo assim, tudo o que poderia ser descartado em uma construção tradicional é reutilizado, gerando economia e contribuindo com a redução do consumo de recursos naturais”, prossegue.

Para o socialista, a adoção do método da bioconstrução poderia contribuir na redução do déficit habitacional ainda existente no País, objetivo maior do PMCMV, além de trazer grandes vantagens não somente à natureza, mas também para os beneficiários do Programa.

Tramitação – Ainda serão definidas as comissões temáticas da Casa pelas quais a proposta irá tramitar.
 

Marcelo Bessoni - Especial para o PSB na Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.