03/04/2018
Tamanho
 

Deputado Danilo Cabral é eleito presidente da Comissão de Educação

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Danilo Cabral convida membros a assumirem esforços em prol do PNE
 

A Comissão de Educação da Câmara (CE) elegeu, nesta terça-feira (3), o deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) para conduzir os trabalhos do colegiado no último ano da 55ª Legislatura. Em sessão presidida pelo deputado Átila Lira (PSB-PI), também foram eleitos para 1º e 2º vices-presidentes, as deputadas Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e Alice Portugal (PCdoB-BA). Em 2017, Danilo Cabral trabalhou na condição de membro titular deste grupo e sempre demonstrou preocupação com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O socialista também exerceu cargo de secretário de Educação de Pernambuco.

"Queremos consolidar o espaço dessa comissão para aprofundar o debate sobre a construção de uma educação pública de qualidade para o Brasil. Seguiremos na defesa do PNE, um documento estratégico para um futuro promissor. Infelizmente faltam metas a serem alcançadas e este será nosso foco", explica Cabral. O parlamentar é responsável por inúmeras ações de melhoria da qualidade das escolas públicas de seu estado. 
 
Outro tema esperado para os debates da comissão é o financiamento da educação pública. "O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) merece novos rumos, uma vez que estados e municípios carecem muito de recursos. Sabemos que será difícil por conta do ano eleitoral e tudo que envolve esse processo, mas buscaremos uma visão integrada da educação pública em todas as instâncias", analisa. 
 
Enquanto membro da CE, Danilo coordenou trabalhos de uma subcomissão para analisar a MP 785/17, uma tentativa frustrada do Governo Federal em redefinir o financiamento do ensino superior. "Concluímos esse debate decorrente da proposta de teto dos gastos, e o PSB denunciou que tal MP poderia minar uma das mais importantes políticas de democratização do acesso à educação. "

Ainda na avaliação do presidente da CE, os índices de conclusão em nível superior preocupam. "Lutaremos para oferecer mais acesso à população para formações desse nível. Até 2024, 50% das matrículas no ensino superior serão por meio de financiamento público". Por fim, Danilo agradece a confiança da bancada socialista para ocupar o cargo na Comissão. "Entre os valores que nosso partido carrega em sua história sempre houve o olhar pela educação pública de qualidade sem restrição", finaliza.

O líder do PSB, deputado Júlio Delgado (MG) destaca a dificultade em ocupar essa comissão num ano tão dificil. "Escolhemos esse quadro com muita qualidade e, o que se impôs aqui, foi a opção pelo melhores representantes, pois a educação fez parte da vida dos três. Digo isso porque eles podem fazer  com que o colegiado contribua muito para uma área que o Brasil precisa tanto nesse ano eleitoral. Desejo bom trabalho e fico orgulhoso em ajudar a constuir essa uindade. "

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.