11/04/2018
Tamanho
 

Para Rodrigo Martins, PLP do Cadastro Positivo em pauta no Plenário lesa o consumidor

Sérgio Francês   
Deputado socialista pede que Plenário rejeite a proposta
 

O Plenário deve analisar este mês Projeto de Lei Complementar que permite bancos e financeiras a armazenar e compartilhar dados sem autorização dos clientes, o chamado Cadastro Positivo (PLP nº 441/17). Atuante na defesa do consumidor, o deputado federal Rodrigo Martins (PSB-PI) classificou a proposta como absurda e prejudicial ao consumidor. O parlamentar espera que os deputados tenham a responsabilidade de rejeitar a matéria.

A justificativa do PLP, que veio do Senado, é que o acesso aos inadimplentes torna possível a oferta a juros menores aos consumidores que cumprem com seus compromissos financeiros. O que para Rodrigo é uma afirmação falsa e o verdadeiro intuito de bancos e financeiras é diminuir o número de inadimplências. “Veremos na verdade o constrangimento e a exclusão de acesso ao crédito para pessoas que estiverem fora dessa lista. Além dos juros exorbitantes, que serão oferecidos”, lamenta.

Para o socialista, a proposta tem como único intuito favorecer operadoras de crédito. “Imagina ter seus dados cadastrais, inclusive bancários, sendo compartilhados sem a sua autorização? É um contrassenso e fere o princípio da privacidade”, acrescenta. No último ano, Rodrigo foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e atuou em propostas contrárias aos abusos de empresas que lesam o consumidor, como telefonia, transporte e crédito.

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.