16/04/2018
Tamanho
 

Átila Lira destaca importância dos Institutos Federais de Educação

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Átila Lira relembra sua contribuição para criação da Lei dos IFs
 

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (12) sessão solene em homenagem aos 10 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Na ocasião, o deputado federal Átila Lira (PSB-PI) discursou na tribuna e ressaltou a importância desses órgãos para todo Brasil. "Representam 644 unidades educacionais, 38 institutos federais e dois centros federais. "

Segundo o socialista, esses números são resultados indutores de uma política permanente de ensino. "E o objetivo é dar continuidade na expansão desses institutos, justamente pelo êxito, pelos resultados alcançados e principalmente pela desigualdade regional", completa. Em nome do PSB, Átila Lira destaca sua participação na constituinte e da própria Lei que regulamenta os institutos de educação.

O ato evidenciou a importância de se investir na educação profissional pública como um dos fatores de indução do desenvolvimento do País e repudiou a redução de recursos promovida pelo Governo Federal. "Enquanto os IFs dobraram o número de alunos (500 mil para um milhão), houve redução de custeio e investimentos em 31,4% (período 2013-2018)", lamenta Lira.

O coordenador-geral da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), Júnior Palheta, estudante no Pará, destacou a consolidação dos institutos. "Hoje somos mais de um milhão de alunos matriculados. Além disso, temos a marca de educação integrada, onde temos o tripé ensino, pesquisa e extensão. E, acima de tudo, temos uma questão que deve ser lembrada: os projetos de construções dos IFs são mais que projetos de construções. São realizações de perspectivas e de sonhos da juventude. O que seria da juventude sem os sonhos? "

Cronologia: Em dezembro de 2008, 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 escolas agrotécnicas, sete escolas técnicas federais e oito escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formarem os Institutos Federais.

Essa transformação das instituições até então existentes em IFs foi introduzida como uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), durante a gestão do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os 38 IFs contam com 643 campi localizados em 568 municípios, ofertam 11.264 cursos, de nível técnico à pós-graduação, e registram a matrícula de 1,031 milhão de estudantes. São 43 mil professores e 34 mil técnicos-administrativos.

Rhafael Padilha (c/ informações de agências)
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.