18/04/2018
Tamanho
 

Deputado Danilo Cabral debate atuação de universidades no desenvolvimento regional

Sérgio Francês/Lid. PSB   
Danilo Cabral cita agenda moderna para debater novas estratégias
 

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara realizou, nesta quarta-feira (18), o Seminário Internacional – Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: parcerias, iniciativas e perspectivas. O presidente da Comissão de Educação, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), participou da cerimônia de abertura e destacou que atemática é de vivo interesse para esta Casa e para a sociedade brasileira.

"Trata-se de uma agenda moderna e suprapartidária, contando com a inestimável participação de especialistas nacionais e estrangeiros", completa Danilo. Durante a reunião houve discussão de estratégias para a criação de Centros de Desenvolvimento Regional a partir das instituições de ensino superior.

O socialista também lembrou que o desenvolvimento regional tem sido objeto de políticas públicas há décadas no Brasil. "Marcos como a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), criada por lei em 1959, ilustram a importância histórica do tema na redução de desigualdades. No entanto, até recentemente o desenvolvimento regional foi pensado, em grande medida, em termos de macrorregiões. A ação dos poderes públicos e a capacidade de capilarização do desenvolvimento regional em territórios menores sempre foi limitada" revela Danilo.

Até hoje já foram instalados três Centros de Desenvolvimento Regional: em Campina Grande, na Paraíba; Campanha, no Rio Grande do Sul; e um terceiro no sudoeste paulista. Os participantes puderam conhecer a experiência que está sendo realizada no Rio Grande do Sul.

O secretário de educação superior do MEC, Paulo Baroni, informou que uma maior integração entre as instituições federais e as localidades onde elas estão inseridas vai trazer desenvolvimento para as diversas regiões brasileiras sem que precise ser feito um investimento muito alto de recursos.

O seminário, coordenado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP),  contou com o debate e a presença de representantes das instituições de ensino superior, do Ministério da Educação, do Ministério de Ciência e Tecnologia e de parlamentares. Veja a programação completa aqui.

Rhafael Padilha
 
Mais notícias sobre Educação
20/06/2018 - Seminário proposto por Danilo Cabral debate quatro anos de vigência do PNE
13/06/2018 - Taxa de matrícula antecipada é proibida em relatório de Rafael Motta
30/05/2018 - Comissão quer garantir que recursos atrasados do Fundeb sejam aplicados em educação
09/05/2018 - Comissão recebe ministro e debate cortes em Programa de Assistência Estudantil
18/04/2018 - Requerimentos de Danilo Cabral para debater o PNE são aprovados em comissão
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.