09/05/2018
Tamanho
 

Grupo Parlamentar Brasil-Japão realizará homenagem aos 110 anos da imigração japonesa

Sérgio Francês   
 

O Grupo Parlamentar Brasil-Japão se reuniu, nesta quarta-feira (9), para definir acerca das solenidades que ocorrerão na Câmara em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Presidente do grupo, a deputada Keiko Ota (PSB-SP) está à frente da organização dos eventos com o apoio da Fundação João Mangabeira (FJM).

A imigração japonesa no Brasil ocorreu em 18 de junho de 1908, com a chegada de 781 japoneses no porto de Santos. Em alusão a data, será realizada Sessão Solene no Plenário da Casa em que será convidado o embaixador do Japão, Akira Yamada, no dia 18 de e junho. Os outros convidados serão definidos na próxima reunião do grupo, ainda com data a ser definida. Entre os dias 4 e 15 de junho, o Espaço Mário Covas no Anexo II contará com a exposição Hiroshima e Nagasaki: do fim ao renascimento através do perdão e da cultura de paz.

Entre as comemorações, está também a iluminação do Congresso, entre os dias 9 e 22 de julho, com as cores da bandeira do Japão. E, entre os dias 9 e 13 de junho, ocorrerá a Semana Internacional Gastronômica da culinária japonesa com pratos assinados pelo cozinheiro do embaixador do Japão.

Para Keiko, é importante para o grupo estreitar os laços de amizade que unam o Brasil e o Japão. “Precisamos apoiar e preservar a tradição da cultura oriental junto às comunidades nipo-brasileiras”, reforçou a socialista. O Brasil abriga a maior comunidade Nikkei (japoneses e descendentes que vivem fora do Japão) do mundo. “No decorrer de nossa história a comunidade contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento do País”, salientou Keiko.

 

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.