13/06/2018
Tamanho
 

Comissão do Idoso aprova Projeto de Lei de Valadares Filho sobre prática desportiva

Chico Ferreira    
IBGE calcula que pessoas com mais de 60 anos chegou a 21 milhões
 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou, nesta quarta-feira (13),o Projeto de Lei (PL) nº 6.845/2010, que institui a Programa Nacional do Esporte Solidário para o Idoso – PNESI. De autoria do deputado socialista Valadares Filho (SE), o PL propõe estimular a prática desportiva para idosos de baixa renda, garantir a infra-estrutura e adequação necessárias a espaços físicos destinados a ações esportivas voltadas à socialização e qualidade de vida de idosos e oferecer condições de aprendizado e atualização para profissionais, acadêmicos e estagiários no âmbito do esporte social para a melhor idade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE calcula que o número de pessoas com mais de 60 anos chegou a 21 milhões em 2008, destes 11% tinham renda domiciliar em média inferior a meio salário mínimo. “O envelhecimento da população é um fenômeno mundial que tem ocasionado transformações na vida cotidiana de diferentes aspectos. A chamada “crise de cuidados”, que vem sendo percebida com especial relevância nos países europeus, não se aplica somente às crianças, mas, sobretudo aos idosos”, diz Valadares.

Segundo o parlamentar, os cuidados para estes segmentos exigem uma infra-estrutura de serviços cada vez mais eficiente e complexa. O Estatuto do Idoso define a obrigatoriedade da “família, do poder público e da sociedade em garantir aos idosos o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

“Este projeto busca garantir a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos o direito ao acesso a prática de esporte, priorizando os de renda domiciliar de até três salários mínimos, para que dessa forma tenham uma melhor qualidade de vida”, explica Valadares Filho.

 

 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.