13/06/2018
Tamanho
 

Audiência pública discute cultura de paz a pedido da deputada federal Keiko Ota

Chico Ferreira    
“A paz é um estado natural do ser humano", afirma Keiko
 

A Comissão Especial de Cultura da Paz (CESP) realizou, nesta quarta-feira (13), segunda audiência pública com o tema A Paz Começa Dentro de Você.  O debate foi solicitado pela presidente da CESP, deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) que lembrou a importância da discussão do tema nas escolas. “Precisamos empoderar as crianças, levando conhecimento. O perdão não é uma característica do fraco e sim do forte. Muitas vezes só falta o conhecimento nas crianças e a dignidade para que possam aprender a importância da paz”, disse.

O Coordenador-Geral de Educação e Direitos Humanos, do Ministério da Educação, Rafael Martins Ferrari, abriu o debate relacionando a cultura de paz com o direito a educação. “O propósito da educação é a qualificação para o trabalho, o preparo do cidadão para o exercício da cidadania e o desenvolvimento pleno da pessoa. Aqui faço a ponte entre educação e direitos humanos. O foco é no relacionamento com o outro e a cultura de paz é esta convivência. Precisamos trabalhar a formação humana para contribuirmos com o seu desenvolvimento”, explicou.

A Embaixadora da Paz, Maria Paula Fidalgo, ressaltou o combate a cultura do medo. “Para mudar a realidade precisamos fazer leis que facilitem, que nos unam. Estamos falando de uma cultura que protege mais o mercado do que o ser humano. Oferecemos hoje uma cultura de competitividade e estamos naturalizando a violência. Quanto maior for o movimento mais rápida é a transformação”, falou. Segundo ela, é importante valorizar as boas notícias para que vire hábito e cultura.

Para Márcia Alencar, representante da Fundação João Mangabeira, o problema está na individualidade do ser humano que rompe vínculos e faz com que a família perca sentido. “Precisamos refletir que a paz é administrada pelas mulheres que constituem as famílias do mundo. E que geraram os filhos e que tem compromisso com o futuro porque querem seus filhos seguros, felizes e em paz”, afirmou.

A socialista Keiko encerrou a audiência com um pedido de ajuda ao Ministério da Educação através de políticas públicas. “A paz é um estado natural do ser humano e incentivar a busca dessa natureza é dever do estado com políticas públicas nas áreas de lazer e cultura”.  

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.