21/06/2018
Tamanho
 

Grupo Parlamentar Brasil Japão celebra 110 anos da imigração japonesa

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Keiko Ota quer o Brasil seguindo exemplo do Japão na educação
 

Há 110 anos, em junho de 1908, o navio Kasato Maru aportava no Brasil com a primeira geração de imigrantes japoneses. O fluxo cessou em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no País. Hoje, seus descentes já somam mais de 1,9 milhão de pessoas, tornando-se a maior comunidade nipônica fora do Japão. Para celebrar essa união, o grupo parlamentar Brasil Japão da Câmara dos Deputados prestou homenagens, nesta quinta-feira (21), em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A presidente do grupo, deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), ressaltou que o grande objetivo do evento é preservar o laço forte de amizade que existe entre ambos os países.

"Temos muito orgulho dessa celebração que representam sonhos, esperanças, comprometimento, dedicação, suor, lágrimas, mas também de preconceito e libertação. Começamos há 110 anos um legado humano representado por centenas de famílias que formaram raízes no Brasil. Nossos ancestrais vieram e triunfaram, e o Brasil acolheu e respeitou", discursou Keiko.

A socialista reforçou o quanto o Japão pode ensinar ao Brasil, por ser uma país símbolo de educação. "Temos muito o que aprender com o Japão, edificando pontes de educação na escola, no trânsito, no seio da família, da política, na economia e principalmente na visão."

O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, também falou sobre a parceria dos países. "Historicamente os dois países estão implementando em conjunto diversos projetos de grande escala. O governo Japonês tem contribuído em áreas como a infraestrutura urbana, a transmissão digital e a prevenção de desastres naturais no Brasil", falou.

Yamada ressaltou a relação amigável entre Brasil-Japão e como se sentem orgulhosos por essa história construída nesses 110 anos. "Muitos brasileiros de origem japonesa contribuíram para o desenvolvimento do Brasil e estão atuando em diversas áreas da sociedade nos tempos atuais. No Japão existe uma comunidade brasileira composta por cerca de 180 mil pessoas que representam as relações amigáveis dos dois países".

Também participaram do evento o presidente da Usiminas, Sergio Leite, o representante da Japan International Cooperation Agency -Jica, Akio Saito, o presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste – Feanbra, Hermínio Hideo Suguino, e do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa.

Ainda em homenagem a imigração japonesa, o Palácio do Congresso Nacional ficará iluminado com as cores da bandeira do Japão, de 9 a 22 de julho.

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.