04/07/2018
Tamanho
 

Indicada por Átila Lira, escola no Piauí é escolhida para Prêmio Darcy Ribeiro

Chico Ferreira   
 

Por indicação do deputado Átila Lira (PSB-PI), a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves (PI), foi escolhida, nesta quarta-feira (4), pela Comissão de Educação, uma das ganhadoras do Prêmio Darcy Ribeiro – Edição 2018. A deputada Rejane Dias (PT-PI) também indicou a unidade em conjunto com o parlamentar socialista. O presidente do Colegiado, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), coordenou os trabalhos. 
 
A Augustinho Brandão superou problemas de deficiências estruturais e de pobreza e apresentou níveis de excelência no ensino de matemática. A adoção de avaliações semanais, estratégia idealizada pelo professor Antônio Amaral em 2005, colocou os alunos da Unidade, a única escola de ensino médio na cidade, entre os recordistas em medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Pública (Obmep). Em 2005, dos 25 alunos inscritos na olimpíada, 17 ganharam medalhas. 
 
Para Átila, essa escola é um monumento da educação e um caso típico de exemplo educacional. Ele disse que a unidade é exemplar desde o segundo ciclo do ensino fundamental até o ensino médio. “É um caso raro no estado do Piauí e no Brasil ter uma escola desse tipo”, comentou. 
 
O socialista contou que o projeto desta unidade começou há mais de 15 anos, em uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que encontrou no interior do estado professores interessados em matemática e tornou a Augustinho Brandão um ícone. “O resultado lá não é episódico. Já tem uma série de resultados ao longo de vários anos. Há uma cultura hoje de boa escola em Cocal dos Alves”, afirmou.
 
A Unidade, de acordo com o parlamentar, tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado. Tudo isso por causa da dedicação dos professores, dos alunos e de uma cultura que a comunidade absorveu. “Por isso apresentamos essa demonstração de esforço educacional louvável. É uma escola exemplar para o Piauí e para o Brasil”, destacou. 
 
Os escolhidos para o prêmio serão agraciados com a concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro em sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no dia 20 de novembro de 2018.  

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Educação
11/07/2018 - Danilo Cabral entrega a candidato carta que estabelece cumprimentos do PNE
04/07/2018 - Indicada por Átila Lira, escola no Piauí é escolhida para Prêmio Darcy Ribeiro
20/06/2018 - Seminário proposto por Danilo Cabral debate quatro anos de vigência do PNE
13/06/2018 - Taxa de matrícula antecipada é proibida em relatório de Rafael Motta
30/05/2018 - Comissão quer garantir que recursos atrasados do Fundeb sejam aplicados em educação
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.