08/08/2018
Tamanho
 

Projeto de Felipe Carreras prevê sistema de compartilhamento de bicicletas nas áreas urbanas

   
 

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) apresentou o Projeto de Lei nº 10.596/2018, no qual prevê que municípios com mais de 100 mil habitantes criem sistemas de compartilhamento de bicicletas nas áreas urbanas de suas municipalidades. A proposta altera a Lei nº 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Segundo o parlamentar, o sistema de bicicletas compartilhadas já está presente em mais de 600 cidades pelo mundo e é elemento cada vez mais importante nas políticas de mobilidade urbana. “O potencial desse sistema reside na conveniência ofertada aos usuários, que podem complementar as viagens feitas em modos coletivos (ônibus, metrôs ou trens) ou realiza-las exclusivamente por meio destes sistemas”, explica o parlamentar.

Caracterizado pela disponibilização de bicicletas espalhadas pelo território, em geral posicionadas em estações próprias, esse sistema ainda demanda processo de planejamento e gestão complexo para a maior parte dos municípios brasileiros, além de ter custo relativamente elevado, necessitando certo nível de governança e articulação institucional para garantir a sustentabilidade financeira e operacional em médio e longo prazos. “Mesmo assim, seu custo de implementação ainda é baixo se comparado a outros modos de transporte”, lembra o socialista.

“Em linhas gerais, um bom sistema de bicicletas compartilhadas é aquele que permite o deslocamento do maior número de pessoas com o menor custo possível. Para isso, algumas características de planejamento e operação devem ser respeitadas”, finaliza.

Marcelo Bessoni - Especial para o PSB na Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.