30/10/2018
Tamanho
 

Janete Capiberibe pede realização de nova eleição para o Senado no Amapá

   
 

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB), candidata a uma vaga no Senado Federal pela coligação “Com o Povo Pra Avançar”, ingressou no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá com pedido para que seja realizada nova eleição para o Senado, no Estado. Ela afirmou, na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (30), que busca “reparar, parcialmente, a injustiça causada pela decisão do órgão regulador das eleições. Quem não luta pelos seus direitos, não é digno de tê-los”.

Janete afirmou que “eu e meus eleitores chegamos ao final desse processo com um enorme sentimento de injustiça, vítimas de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, no primeiro turno”. Janete perdeu a vaga pela diferença de 3.063 votos, 0,4% do total.

Em discurso, relatou o ocorrido aos colegas. “No sábado, 6, véspera da eleição, o TRE do Amapá, em decisão administrativa, resolveu considerar meus votos nulos por causa de uma dívida do ano de 2015 do Partido dos Trabalhadores. A decisão causou enorme prejuízo à minha candidatura e ao povo do Amapá, que ficou sem saber se podia ou não votar em mim”.

Janete acrescentou que “seguiu-se uma campanha massiva em alguns meios de comunicação para dizer que os votos a mim e ao Capi, candidato ao governo, não seriam válidos. Sem espaço para que explicássemos a situação, milhares de eleitores não foram votar; outros mudaram o voto. Além disso, a massiva compra de votos e favores não foi reprimida”.

Para ela, a decisão do TRE prejudicou também a candidatura de João Capiberibe ao governo. “Capi chegou em segundo lugar no primeiro turno, quando as pesquisas indicavam a liderança com larga vantagem. Tivemos, ainda, que esperar 10 dias depois do fim do primeiro turno para reiniciar a campanha”.

Na noite do domingo (8), após o fechamento das urnas, o Tribunal Superior Eleitoral modificou a decisão do TRE-AP.

Agradecimento - Janete agradeceu aos “125.123 cidadãos e cidadãs amapaenses que me confiaram seu voto para representar o Amapá no Senado. Nosso compromisso de fazer um mandato de inclusão, respeito às minorias, defesa dos direitos humanos e incentivo ao desenvolvimento foi recebido com imenso carinho por toda a sociedade numa campanha feita com o povo”.

Veja o vídeo - https://www.facebook.com/JaneteCapiberibeOficial/videos/247310245964884/

Assessoria de imprensa da dep. Janete Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.