31/10/2018
Tamanho
 

Em ato, parlamentares protestam contra incorporação de ministérios

Sérgio Francês   
Parlamentares se manifestam contra fusão de ministérios
 

A Frente Parlamentar Ambientalista realizou, nesta quarta-feira (31), ato em protesto contra a proposta do governo eleito de incorporar o Ministério do Meio Ambiente ao Ministério da Agricultura. Participaram do ato o presidente da Frente, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), os deputados Aliel Machado (PSB-PR) e Júlio Delgado (PSB-MG), além de entidades em defesa do meio ambiente.
 
Molon disse que a ideia de acabar com o Ministério do Meio Ambiente não se trata de uma fusão, mas de subordinar a pauta do meio ambiente à pasta da Agricultura e Pecuária. “Os temas dos quais tratam os servidores do meio ambiente vão muito além da agricultura e da pecuária. São temas que dizem respeito ao saneamento, às aguas, à energia. Não faz sentido subordinar a proteção do meio ambiente do país que perante o mundo inteiro é conhecido como o país da Amazônia e da biodiversidade a ganância por lucro rápido e fácil”, criticou.
 
No ponto de vista do parlamentar, até para o setor agropecuário essa ideia é péssima, porque vai causar uma série de restrições à exportação de produtos brasileiros que serão vistos como consequência do desmatamento. Ele informou, também, que vai lutar para demover do governo eleito esta ideia e, caso não seja possível, tomará todas as medidas legislativas e judiciais necessárias para evitar esse retrocesso. 
 
Já o deputado Aliel disse que, em conversa com Molon, decidiram dar início a uma resistência para começar a alertar a população sobre os riscos desta ação. Ele lembrou que o Paraná, estado que representa, é o mais produtor do Brasil e, caso a sociedade não acorde para uma situação econômica pontual, o prejuízo será grande na economia brasileira. “Esse é um ato que não envolve apenas o meio ambiente. Ele é um ato que envolve todas as áreas do Brasil pelo impacto que isso significará na política externa brasileira”, alertou. 
 
Rodrigo Agostinho, deputado recém-eleito pelo PSB de São Paulo (SP) também participou do manifesto e disse que as pessoas querem ver a conciliação entre a questão ambiental e agropecuária, e não a diminuição do papel do ministério do meio ambiente em detrimento da produção agrícola. Ele lembrou que vários países do mundo já fizeram essa conciliação. “No discurso que foi colocado até aqui o meio ambiente sai perdendo. Queremos do próximo governo um compromisso maior com a questão ambiental e uma busca de conciliação entre os temas”, afirmou. 
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.