06/11/2018
Tamanho
 

Danilo Cabral quer debater Políticas Educacionais e restrição da liberdade de ensino

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Danilo Cabral obteve aprovação em seus requerimentos apresentados
 

A Comissão de Educação da Câmara aprovou, na última quarta-feira (31), dois requerimentos para realização de audiências públicas, de autoria do presidente do colegiado, deputado Danilo Cabral (PSB-PE). O primeiro requerimento (REQ nº 489/18) pede a realização do "Seminário Internacional Evidências em Políticas Educacionais", em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação. “O objetivo do Seminário é promover pontes entre as Universidades e seus pesquisadores com o Congresso e seus parlamentares”, garantiu o socialista.

O evento servirá para discutir e analisar como o ensino vem sendo tratado mundo afora e avaliar os caminhos para que as boas práticas consolidadas possam ser implantadas na educação brasileira. “Teremos a participação de especialistas nacionais e estrangeiros e está previsto para acontecer em dezembro. Ademais, esse evento vai favorecer a divulgação de conhecimento entre educadores, gestores públicos, membros da academia e da sociedade civil, de modo a enriquecer o debate educacional”, argumentou.

O segundo requerimento (REQ nº 492/18) tem o objetivo de discutir a coação, estimulada por agentes públicos, sobre a livre expressão de docentes em sala de aula. “Ações recentes de parlamentares estimulando o ‘patrulhamento’ de estudantes sobre manifestações políticas-ideológicas de professores em sala de aula trouxeram grande preocupação a comunidade escolar sobre o cerceamento da liberdade de ensino”, explicou Danilo Cabral.

O parlamentar disse ainda que a dimensão da cidadania está profundamente associada ao pleno gozo da liberdade de pensamento, da expressão política e da participação social. “A ideia de calar qualquer tipo de opinião em sala de aula, de impedir que se discutam assuntos políticos ou que se estimule a participação social, esvazia completamente a perspectiva de formação para o exercício da cidadania", concluiu. As datas para realização das audiências serão definidas em breve.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.