08/11/2018
Tamanho
 

Keiko Ota indica diretora da Maurício Sousa Produções para Diploma Mulher-Cidadã

Chico Ferreira    
A indicada foi o modelo para Turma da Mônica
 

A Comissão de Defesa de Direitos da Mulher elegeu, nesta quarta-feira (7), as cinco agraciadas ao Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. A cerimônia do prêmio acontecerá no dia 29 de novembro, no Plenário Ulysses Guimarães, em Sessão Solene da Câmara dos Deputados. A deputada socialista Keiko Ota (SP) indicou uma das eleitas, a diretora-executiva da Maurício Sousa Produções, Mônica Sousa.

A indicada foi o modelo para a personagem título da “Turma da Mônica”, criada em 1963, e exemplo desde então para as meninas em todo o mundo. Em 2016, Mônica lançou junto com a ONU Mulheres o projeto Donas da Rua, com o objetivo de produzir e agregar conteúdo para demonstrar, por meio de histórias e exemplos, como meninas do Brasil e do mundo podem exercitar seu direito de ser o que quiserem e entender melhor conceitos como empoderamento e igualdade de oportunidades. O conteúdo do programa é usado por educadores de todo o País para discutir os direitos das mulheres.

Entre as indicadas estão também Alzira Soriano Teixeira, primeira mulher a ser eleita para um cargo executivo no Brasil; Ana Cristina Ferro, juíza do Tribunal Regional Eleitoral do estado de Santa Catarina; Marielle Franco, socióloga, feminista e defensora dos direitos humanos; e Renata Gil de Alcântara, juíza e primeira mulher a presidir Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.

O prêmio é entregue às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero. A Câmara dos Deputados já agraciou trinta e cinco mulheres, desde 2004.

Sobre Carlota Pereira - Nasceu na cidade de São Paulo e atuou como médica, escritora, pedagoga e política. Carlota foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem melhor tratamento das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.

 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.