21/11/2018
Tamanho
 

Indicado pelo líder Tadeu, artista Francisco Brennand recebe a Medalha Mérito Legislativo

Rafael Martins/Jornal Grande Bahia   
Francisco Bernnand tem sua arte conhecida internacionalmente
 

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (21), Sessão Solene para a entrega da Medalha Mérito Legislativo 2018. A condecoração é destinada a autoridades, personalidades, instituições, campanhas e programas de cunho social, nacionais ou estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo e ao Brasil. Cada líder partidário pode indicar uma personalidade para ser agraciada.

O líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE), indicou para receber a medalha o escritor e artista plástico de Pernambuco Francisco Brennand. O artista é autor de dois dos mais importantes espaços culturais de Recife: a Oficina Cerâmica Brennand e o Parque de Esculturas Francisco Brennand. O deputado recebeu a condecoração em nome do artista, que não pôde comparecer à cerimônia

De acordo com o socialista, Brennand é um dos maiores artistas brasileiros, inclusive com reconhecimento internacional. “Também grande escritor, Francisco recebeu o prêmio da Unesco Gabriela Mistral concedido a personalidades que têm extraordinária participação na vida cultural de todo o mundo”, disse.

As obras de cerâmica feitas com barro pelo artista são conhecidas mundialmente. Para Tadeu, a Oficina Cerâmica se transformou em templo mítico que reúne uma simbologia sincrética e plural.

O parlamentar se disse honrado em fazer a indicação, à frente da Liderança do PSB, a um artista que de fato faz jus a altiva tradição libertária de Pernambuco com sua arte renovadora. “O PSB, em seus 70 anos de história, sempre teve conexão com a arte e a cultura. Está é uma nova oportunidade de indicar um dos melhores artistas brasileiros a receber a medalha”, acrescentou.

O presidente da Câmara e os membros da Mesa Diretora também podem indicar homenageados. Neste ano, foram 47 agraciados, entre eles Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro, e Ciro Gomes. O deputado JHC (PSB-AL), como terceiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, indicou e entregou a medalha a Elisa de Carvalho, médica do Hospital de Base de Brasília, e Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, procurador-geral de Justiça do MP-AL.

 

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.