29/11/2018
Tamanho
 

Diploma Mulher-Cidadã homenageia indicada pela socialista Keiko Ota

Chico Ferreira    
Mônica Spada inspirou o pai Maurício Sousa nos quadrinhos
 

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (29), sessão solene no plenário da Casa para entrega do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. A homenagem é concedida a mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania e para a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero no Brasil.

Indicada pela deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), Mônica Spada e Sousa recebeu dez votos de parlamentares para o prêmio e está em uma lista de premiadas ao lado de outras nove mulheres. “Minha admiração por todas indicadas. Encerro esta Legislatura com o sentimento de dever cumprido após indicar Mônica para esta homenagem. Sua sabedoria a direcionou para encorajar meninas de todo o Brasil. Como diz o slogan do seu Projeto: as meninas fortes de hoje serão as mulheres incríveis de amanhã."

Mônica Sousa é diretora-executiva da Maurício de Sousa Produções, a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do País, a Turma da Mônica. A diretora-executiva lançou o projeto “Donas da Rua” em 2016, em parceria com a ONU Mulheres, para estimular o empoderamento e a igualdade de oportunidades.

É uma honra sermos reconhecidos pelo trabalho do meu pai, Mauricio de Sousa, que construiu uma personagem feminina nos anos 60 que assumiu a liderança de mulheres empoderadas. O projeto Donas de Rua conta para meninas a história dessas mulheres e vamos cada vez mais comunicar, a partir das nossas revistas e desenhos animados, o empoderamento das meninas, pois homens e mulheres têm os mesmos direitos e objetivos”, discursou.

Entre as homenageadas, estava Marielle Franco, socióloga, feminista e defensora dos direitos humanos, eleita vereadora na cidade do Rio de Janeiro em 2016, cargo que exerceu até março de 2018, quando foi assassinada.

Conversei com a mãe da Marielle e gostaria de dizer que se cada vez mais tivermos exemplos de mulheres que fizeram a história, mostraremos para meninos e meninas que o mundo pode ser mais igual”, encerrou Mônica.

Sobre o Prêmio:

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi criado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER) e desde então já agraciou trinta e cinco mulheres ao premiar cinco indicadas a cada ano.

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.