05/12/2018
Tamanho
 

Socialistas participam de lançamento do boletim da FJM sobre educação básica

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Danilo Cabral (d) agradece o trabalho oferecido pela Fundação JM
 

A Fundação João Mangabeira (FJM) lançou, nesta quarta-feira (5), a 7ª edição do seu boletim Conjuntura Brasil, dessa vez com o tema “ Educação Básica – o começo de tudo”. O evento aconteceu na Comissão de Educação da Câmara (CE). Trata-se de uma publicação monotemática, que tem como objetivo apresentar questões contemporâneas e seus diversos aspectos, tanto do ponto de vista de indicadores, quanto do ponto de vista de teorias e tendências relacionados ao assunto. 
 
O presidente da CE, deputado Danilo Cabral (PSB-PE) deu as boas-vindas a todos participantes, companheiros de partido e movimentos sociais e aproveitou para fazer uma análise dessa publicação. "Desejamos que o Brasil encontre novamente o seu caminho de desenvolvimento e para que isso aconteça, não podemos deixar de falar na garantia de um direito fundamental à toda população, que é o direito à educação", afirmou. O socialista lembrou que há 48 milhões de brasileiros dentro da faixa etária escolar e que precisam de mais e melhores políticas públicas.
 
Na avaliação do presidente da FJM, Alexandre Navarro, é preciso reconhecer que os problemas da educação no Brasil não são apenas da ordem da falta de recursos. "Há imensos desafios a serem vencidos no campo da pedagogia e da gestão. Temos 2,5 milhões de jovens de 4 aos 17 anos, fora da escola. De cada 100 alunos que entram na educação básica, 86 concluem aos 12 anos de idade. São números que vão levar o País a um possível retrocesso e a FJM tem se dedicado a discutir os problemas, mesmo admitindo nossas fragilidades."
 
A gerente executiva da Fundação João Mangabeira, Márcia Rollemberg, elogiou a inciativa do autor e considerou consistente e necessário o debate sobre a educação básica. "Acreditamos que essa pauta é estruturante para mudar os rumos da nação, e esse boletim apresenta uma ótica aprofundada e de qualidade", argumentou. Estiveram presentes os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), Átila Lira (PSB-PI), Aliel Machado (PSB-PR), Janete Capiberibe (PSB-AP), Gonzaga Patriota (PSB-PE), Keiko Ota (PSB-SP), José Stédile (PSB-RS), Heitor Schuch (PSB-RS) e Rafael Motta (PSB-RN). 
 
Para o cientista social, autor do boletim e ex-Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, César Benjamin, essa não é uma iniciativa isolada. "O Boletim se insere numa sequência trimestral onde abordamos um tema extremamente relevante. Estamos construindo um livro contemporâneo de grande importância para o futuro. Um ponto fixo que macula a educação brasileira é relação entre o ensino público e a qualidade referente a ele. O coração está na gestão e pedagogia. Há uma desvalorização social da escola e precisamos trabalhar políticas para mudar esse quadro."
 
Escola Sem Partido – O papel exercido pela Alfabetização e pelo professor são discutidos nessa edição do boletim de Conjuntura Brasil, que também aprofunda questões como a formação do docente e a Base Nacional Comum Curricular. Os temas são discutidos mostrando suas vantagens e a polêmica as vezes levantada em torno deles. Danilo Cabral destacou que um dos principais temas discutidos até hoje nessa Casa é o projeto mais conhecido como "Escola Sem Partido". 
 
"Hoje mesmo teremos audiência para debater esse assunto, que consideramos equivocado, pois sala de aula é lugar de debate e amplo conhecimento. Essa publicação também busca apontar contribuições nesse sentido", disse o parlamentar, que acredita ainda que é possível garantir educação de qualidade para todos. "Dependemos apenas de vontade política e nossa luta não vai parar", finalizou. 
 
O Boletim – A série Boletim de Conjuntura Brasil tem objetivo de pautar debates estruturantes para o desenvolvimento nacional e aprofundar a formulação de propostas sobre políticas públicas. Com abordagem histórica e atual da conjuntura nacional, o material apresenta temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil com justiça social, cultura de paz e sustentabilidade.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.