05/12/2018
Tamanho
 

Rafael Motta entrega Prêmio Brasil Mais Inclusão a professora do Rio Grande do Norte

Sérgio Francês    
Débora agradece a homenagem no Plenário da Câmara
 

A Câmara dos Deputados entregou, nesta quarta-feira (5), o Prêmio Brasil Mais Inclusão 2018, que homenageia personalidades, empresas e entidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação. O Secretário da Juventude da Câmara, deputado socialista Rafael Motta (RN), entregou o Prêmio a uma das agraciadas nascida em sua terra natal, a professora Débora Araújo Seabra de Moura.

“A diferença de Débora para nós é de apenas um cromossomo que criou tantas barreiras em sua vida, mas ela demonstra que pode promover a educação no nosso País. E ela prova que a inclusão pode e deve ser feita cotidianamente. A nossa luta pela inclusão é grande e precisa continuar, mas uma pausa para alguns aplausos é necessária para encorajá-la e torná-la cada vez mais forte”, discursou o parlamentar.

Para ele, ocorreram avanços na Câmara dos Deputados, apesar do Estatuto da Pessoa com Deficiência ter sido aprovado só em 2015. “Através da Secretaria de Juventude busco também a atenção das pessoas com deficiência. Firmamos uma parceria com a APAE-DF para que prestem serviços aqui na Casa”, contou.

A Câmara dos Deputados atua ativamente para promover a inclusão da pessoa com deficiência. Em 2015, foi aprovada pela Casa a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei nº 13.146/2015. Também foram criadas a Comissão Permanente sobre Direitos da Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade, esta última com a finalidade de fomentar a acessibilidade no País.

“Agradeço a todos, especialmente ao Rafael Motta pela lembrança do meu nome. Estou muito feliz e aproveito o momento para pedir aos deputados desta Casa que lutem pela causa da educação inclusiva”, ressaltou Débora ao lembrar que os avanços de inclusão crescem mais quando as pessoas com deficiência podem frequentar escolas comuns. “As conquistas na educação garantem a inclusão no trabalho e na vida com outros em sociedade. É por causa da educação inclusiva que eu estou aqui hoje”, disse.

Nos últimos anos, a Câmara ampliou a instalação de rampas, elevadores adaptados e triciclos motorizados nas portarias. Além disso, a TV Câmara conta com linguagem de libras e legendas em tempo real. Nos plenários das comissões, a tecnologia assistiva de aro magnético facilita a comunicação dos usuários de aparelhos auditivos.

Sobre Débora - Nasceu em 1982 em Natal, Rio Grande do Norte, com síndrome de Down. Se tornou a primeira pessoas portadora do distúrbio a se formar professora no Brasil. Trabalha há 13 anos como professora auxiliar em uma escola particular de Natal. É autora de um livro infantil “Débora Conta Histórias’.

Os dez vencedores do Prêmio Brasil Mais Inclusão são contemplados com diplomas de menção honrosa e foram escolhidos por um conselho deliberativo, composto por membros da Mesa Diretora, integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e representantes dos partidos políticos. Entre eles, estão a Associação Casa Família Rosetta, de Rondônia; a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apaes) de Pará de Minas, de Minas Gerais; a Associação de Pais, Amigos dos Autistas do Amapá; a Federação Estadual das Apaes (Feapaes), de Tocantins; e a Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte. Além de Débora, dentre as personalidades que foram homenageadas estavam Ana Lúcia de Oliveira, de Minas Gerais; Célia Leão, de São Paulo; Joel Lídio Faustino, de Mato Grosso do Sul; e Maria Helena de Oliveira Lima, do Piauí.
  

Mariana Fernandes com informações da Agência Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.