05/12/2018
Tamanho
 

Comissão de Turismo recebe ministro do Meio Ambiente para debate sobre Fernando de Noronha

Chico Ferreira    
Carreras acredita que é emergencial a aprovação de voos noturnos
 

A Comissão de Turismo recebeu, nesta quarta-feira (5), o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, para debater sobre a condição atual do arquipélago Fernando de Noronha. A audiência pública foi um pedido do deputado pernambucano Felipe Carreras (PSB). “Nunca existiu na Casa do povo uma audiência pública para tratar de temas relativos à Ilha. Promovemos essa reunião com a intenção de melhorar Fernando de Noronha para quem mora lá, pois um destino bom para quem visita tem que ser um destino bom para quem reside”, disse.

Segundo estudos de 2008, a Ilha tinha a capacidade de suporte limite de seis mil pessoas por dia. Hoje tem entre nove a 10 mil pessoas por dia. Por ano, a capacidade estimada está em 100 mil. Estes dados são fundamentais para o ordenamento local, pois é referência para seu planejamento urbano.

O ministro Edson Duarte ressaltou que o crescimento turístico é de importante conhecimento para serem criadas regras e limites e assim não ocorra a degradação. “Fernando de Noronha é um lugar muito sensível por ser um arquipélago. O plano de manejo da Ilha precisa ser sempre atualizado, que é o guia a ser seguido pela população e turistas para conservação local, e este será revisto em 2019. É importante que sempre se estabeleça condições que permita a atividade turística e as atividades relacionadas a comunidade local, sem comprometer aquele patrimônio”, considerou.

Dentre as mudanças que precisam ser feitas na Ilha, Carreras acredita que é emergencial a aprovação de voos noturnos que possam salvar vidas. “Se uma pessoa tiver uma apendicite durante a noite ela pode morrer. É preciso um estudo ambiental que aprove um projeto para Fernando de Noronha ter a possibilidade de salvar vidas. Os vôos noturnos não seriam para colocar na Ilha mais turistas”. O parlamentar ainda ressaltou que o projeto já existe, mas nunca foi aprovado por afirmarem não existir licença ambiental para o aeroporto.

“Vamos fazer as considerações legais desse aeroporto a pedido do deputado para avaliarmos suas condições de funcionamento. E, se for o caso, será interditado”, garantiu o ministro ao explicar que operações para salvamento estão garantidas. A missão do Ministério do Meio Ambiente é resguardar o patrimônio natural de forma a garantir as condições de vida e de sobrevivência das pessoas, sem comprometer nenhuma das coisas. “O turismo ali é muito importante, mas terá que obedecer às condições locais porque a atividade turística não terá futuro por meio da degradação do próprio ambiente”, finalizou Edson.

 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.