18/12/2018
Tamanho
 

Em discurso, Schuch faz apelo pela manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Rural

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Heitor Schuch defende manutenção da Secretaria de Desenvolvimento
 

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS) realizou discurso no Plenário, nesta terça-feira (18), em prol da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Na condição de presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Schuch destacou o retrocesso que representaria a fusão da pasta à Secretaria da Agricultura para o setor. “Certamente perderíamos em termos de políticas públicas voltadas às pequenas propriedades, que hoje abrangem mais de 350 mil famílias no Estado”, assegurou.

O parlamentar também tratou da importância da SDR para a execução dos programas destinados à agricultura familiar gaúcha e lembrou da luta pela permanência da mesma no governo Sartori, que contou com o apoio fundamental da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS). “O argumento da economia e necessidade de enxugamento da máquina pública não é suficiente para justificar a extinção de uma secretaria fundamental para o setor produtivo”, lamenta.

Encontro com a futura ministra – Na última quinta-feira (13), o deputado Heitor Schuch esteve reunido com a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Brasília. Acompanhado por representantes das Fetags do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as lideranças entregaram a pauta de reivindicações da agricultura familiar do Sul do Brasil.

O documento destaca a necessidade de políticas públicas diferenciadas para o setor, assim como a preocupação com os altos juros dos financiamentos para a agricultura familiar, a redução de recursos orçamentários para programas importantes como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a necessidade de ampliação da verba e novos enquadramentos para o crédito fundiário.

A crise do leite também esteve na pauta, com o pedido da suspensão imediata das importações e compras governamentais para poder escoar a produção. Segundo Tereza, se o atual governo não barrar a entrada de leite no Brasil até o final do mandato, seu primeiro ato enquanto ministra será suspender imediatamente as importações de lácteos do Mercosul.

Na ocasião, também foi anunciado o nome do futuro secretário da Agricultura Familiar dentro do Ministério da Agricultura. “A audiência foi positiva, abrimos um importante canal de diálogo e de encaminhamentos para os pleitos do setor”, resumiu Schuch.

Assessoria do deputado Heitor Schuch
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.