20/12/2018
Tamanho
 

Socialista Janete Capiberibe faz discurso de despedida no plenário da Câmara

Guilherme Martimon   
Janete Capiberibe foi deputada federal por quatro legislaturas
 

Nesta quinta-feira (20), a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) subiu a tribuna do plenário da Câmara dos Deputados para se despedir. Depois de quatro legislaturas como representante do povo amapaense, a socialista deixa a Câmara dos Deputados após ter se candidatado ao Senado Federal nas Eleições de 2018. 

“Nesta Casa, participei ativamente da construção e da garantia de direitos para parcelas importantes da sociedade, como o estatuto da juventude, os direitos das empregadas domésticas e dos agentes de saúde, a aprovação da Lei Maria da Penha, a resistência na tentativa de impedir o desmonte da legislação trabalhista, da legislação ambiental e dos direitos dos povos indígenas e quilombolas às suas terras tradicionais”, lembrou orgulhosa.

Autora da Lei da Biodiversidade do Amapá, Janete abraçou as causas do segmento LBGT+, das parteiras, dos idosos, das empregadas domésticas, dos negros e negras, indígenas, agricultores familiares, ribeirinhos, pescadores e assentados da reforma agrária. “A luta pela democracia, pela igualdade de direitos e por justiça é diária e permanente. Mesmo fora do parlamento, continuarei nosso trabalho para construir caminhos políticos que tirem o Amapá do desemprego, da falta de serviços públicos, do parcelamento de salários e da insegurança”, garantiu.

Como autora e coautora, a socialista aprovou seis leis federais: a que incluiu as creches públicas e filantrópicas para receber recursos do Fundeb, a que tornou Chico Mendes patrono do Meio Ambiente brasileiro, a que instituiu a transparência nas contas públicas, a da materialização do voto eletrônico, a de prevenção ao escalpelamento, e a que incluiu Miguel Arraes no Livro dos Heróis da Pátria. Além disso, apresentou 47 projetos para novas leis, que estão a maioria hoje em tramitação.

“Despeço-me do parlamento com a certeza do dever cumprido e a determinação de continuar na luta em defesa dos direitos, da soberania, da justiça e da igualdade do povo brasileiro e da humanidade”, encerrou Capiberibe.

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.