01/02/2019
Tamanho
 

Deputados federais tomam posse para a 56º Legislatura

Chico Ferreira   
Bancada socialista tem representantes de 19 estados brasileiros
 

A Câmara dos Deputados deu posse, nesta sexta-feira (1º), aos 513 deputados federais que exercerão mandato de 2019 a 2022. A Casa inicia a 56ª Legislatura com a maior renovação de parlamentares desde a Constituinte de1986. São 243 deputados que exercerão o mandato pela primeira vez. 
 
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também teve parcela significativa de sua bancada renovada para os próximos anos. Dos 32 deputados empossados hoje, 18 chegam à Câmara para o primeiro mandato. Com a nova formação do colegiado socialista, a Legenda passa a ter representantes de 19 estados na Casa, três a mais que na eleição anterior.
 
Pernambuco foi o estado que mais elegeu deputados socialistas, com cinco representantes. O estado de São Paulo elegeu quatro e ficou em segundo lugar no número de deputados eleitos pelo PSB. Minas Gerais fica logo atrás, com três deputados. Já o Espírito Santo, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul terão dois deputados socialistas na Câmara. Outros treze estados terão um representante socialista cada, Amapá, Alagoas, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Goiás. 
 
O deputado Paulo Foletto (PSB-ES), eleito pela terceira vez consecutiva, se licenciará para assumir a secretaria de Agricultura em seu estado. Assume, como suplente, o também capixaba Ted Conti (PSB). 
 
Presidência - A eleição para definir o novo presidente e a Mesa Diretora da Câmara acontece às 18h, desta sexta-feira (1º). O PSB decidiu, por meio de votação, compor bloco com os partidos PT e PSOL para fazer oposição ao candidato à reeleição para presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na última terça-feira, a bancada confirmou apoio à candidatura do socialista JHC (PSB-AL). O deputado Rafael Motta (PSB-RN) foi indicado pela bancada para concorrer à 3ª Suplência da Mesa Diretora. 
 
Conheça AQUI os deputados do PSB eleitos.

Tatyana Vendramini e Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.