01/02/2019
Tamanho
 

Rafael Motta é eleito 1º suplente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

   
 

Em sessão conduzida pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), a Câmara dos Deputados elegeu o deputado federal Rafael Motta (PSB-RN), como 1º suplente da Mesa Diretora da Casa, com 368 votos. O socialista substituirá os secretários eleitos quando necessário. O deputado Gonzaga Patriota esteve à frente dos trabalhos por ser o deputado mais velho dentre os com maior número de mandatos.

A sessão de votação ocorreu nesta sexta-feira (1°) e reelegeu Rodrigo Maia (DEM-RJ) presidente da Câmara dos Deputados, com 334 votos. Também concorreram à vaga Fábio Ramalho (MDB-MG), Marcelo Freixo (Psol-RJ), JHC (PSB-AL), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Ricardo Barros (PP-PR) e General Peternelli (PSL-SP) com 66 votos, 50 votos, 30 votos, 23 votos, quatro votos e dois votos, respectivamente. A eleição para presidente teve ainda três votos em branco.

Após a divulgação do resultado feita pelo já eleito presidente Rodrigo Maia, Motta destacou sua alegria pela confiança depositada pelos demais parlamentares e apontou a importância da posição na Mesa para o PSB. "É um espaço importante para podermos colocar o PSB na discussão dos embates que existem e, certamente, esta será uma tarefa árdua, mas que farei com muita alegria e com muito compromentimento, representando o PSB."

BLOCO - O Partido Socialista Brasileiro (PSB) compôs bloco com PT, PSOL e Rede para fazer oposição a Maia. O líder socialista Tadeu Alencar (PE) explicou que a aliança foi pontual para o momento da disputa com o objetivo de unir os partidos do campo progressista.

Para o PSB, a candidatura do socialista JHC estava em consonância com os anseios de renovação da sociedade. “Me coloquei à disposição para representar uma candidatura pautada no diálogo, nas novas práticas e na participação da população, sem moedas de troca de toma lá dá cá da velha política brasileira”, disse o parlamentar alagoano.

A Mesa Diretora da Câmara é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos. Os membros efetivos da Mesa não podem fazer parte de Liderança nem de Comissão Permanente, Especial ou de Inquérito. Além do presidente, compõem a mesa dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Andrea Leal e Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.