08/02/2019
Tamanho
 

Deputado Rodrigo Agostinho chega à Câmara com promessa de política simples e transparente

Chico Ferreira   
Deputado é atuante em defesa do meio ambiente
 

Eleito pelo estado de São Paulo (SP) com mais de 100 mil votos, Rodrigo Agostinho chega à Câmara dos Deputados com a experiência de ser vereador em Bauru e também prefeito da mesma cidade. Nesta entrevista ele conta como estes trabalhos podem ajudar a sua trajetória no Congresso Nacional. Advogado e ambientalista, Rodrigo atuará fortemente em defesa do meio ambiente e terá a responsabilidade de representar uma região que não elege um deputado federal há mais de 20 anos. Além disso, ele diz nessa entrevista que fará uma política simples e transparente, em contato direto com a população. Confira:
 
A sua experiência como prefeito e vereador pode te ajudar de que maneira a realizar um bom trabalho na Câmara dos Deputados? 
 
Como vereador eu estava em um espaço legislativo também. Minha formação é jurídica e eu gosto muito de escrever, de escrever projetos de lei, e o tempo todo tento acompanhar a tramitação de vários projetos aqui na Casa. Então isso ajuda bastante. Do ponto de vista do Executivo, de ter acessibilidade, de entender as necessidades dos municípios, a necessidade de uma revisão do pacto federativo, de entender quais são as particularidades de cada cidade, quais são os maiores desafios. Eu acho que ajuda muito do ponto de vista de entender o outro lado, ter a sensibilidade de entender as necessidades da população, tudo isso ajuda e toda essa experiência eu trago para o meu mandato de deputado. Eu sou um novato aqui na Câmara, mas por outro lado eu tenho uma vivência que me ajuda.
 
Qual a responsabilidade em representar a cidade de Bauru, que não elege um deputado federal há mais de 20 anos?
 
Bauru é uma cidade grande. Assim como Bauru, o interior de São Paulo é muito mal representado nessa Câmara. O interior elegeu poucos representantes e eu acho que o desafio é muito grande, por que nós estamos em uma região do estado que é desenvolvida, com qualidade de vida, mas que também têm muitas necessidades. E com certeza muitas demandas vão surgir, do ponto de vista de fazer com que a gente possa, de maneira muito clara e objetiva, representar essa região. Tem temas que eu quero trabalhar, mas ao mesmo tempo vou acabar sendo a voz de uma região. Eu preciso, de certa forma, trabalhar isso do melhor jeito possível. 
 
Quais propostas pretende levar a Câmara em defesa do meio ambiente, uma das causas que mais defende?
 
A questão ambiental tem muitos desafios. Existe uma pauta já colocada, em tramitação aqui na Casa, que são projetos como o que revê as regras de licenciamento ambiental. Tem projetos em tramitação que precisam ser rechaçados, que representam o retrocesso para a questão ambiental, como as sucessivas prorrogações dos prazos relativos ao cumprimento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos; a questão da caça. Então têm temas polêmicos que a gente vai precisar ficar bem atento. E tem questões novas que precisam ser trabalhadas. Quero discutir essas questões, como estabelecer uma política para redução do desmatamento no País. Como fazer para que o Brasil possa cumprir acordos internacionais como o acordo de Paris, da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas. 
 
Em um momento de renovação na política, quais ideias traz ao Congresso para que isso seja possível?
 
Eu sempre fiz política de um jeito bem simples, de um jeito muito franco, transparente, conversando diretamente com a população. Sou favorável a uma política sem privilégios, a uma política feita de uma forma mais direta com a população. Pretendo trazer isso para dentro do Congresso. A gente precisa dar o exemplo, o mesmo tempo que a gente vive uma crise de recursos, as instituições públicas passando por uma crise, com quedas de arrecadação. Precisamos tentar fazer com menos e conseguir, com isso, cumprir com o nosso trabalho.
 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Política
19/02/2019 - Para JHC, recuperar a credibilidade do Legislativo é um dos desafios desta legislatura
13/02/2019 - PSB contribuirá com propostas qualificadas para Reforma da Previdência, afirma Tadeu Alencar
08/02/2019 - Deputado Rodrigo Agostinho chega à Câmara com promessa de política simples e transparente
05/02/2019 - Deputado Gonzaga Patriota sai em defesa do Nordeste e dos direitos do trabalhador
04/02/2019 - Deputados socialistas apresentam primeiros projetos de oposição ao atual governo
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.