26/02/2019
Tamanho
 

Bira do Pindaré atua na defesa do meio ambiente, minorias e combate à corrupção

Chico Ferreira   
 

Em seu primeiro mandato como deputado federal, Bira do Pindaré (PSB-MA) continuará na defesa do meio ambiente, moradia, minorias, educação e combate ao trabalho escravo. Lutas estas que o socialista já encabeçava durante seu mandato como deputado estadual. Em entrevista ao Portal do PSB na Câmara, o socialista falou também da necessidade de combate à corrupção, passando pelo fim de privilégios a políticos. Confira:

O senhor defende o combate à corrupção e o fim de privilégios para políticos. Como será sua atuação na Câmara nesta questão?

Em Brasília, vou manter o mesmo comportamento de firmeza em relação ao uso correto dos recursos públicos. Vou ser completamente vigilante quanto a isso, porque é uma exigência da sociedade brasileira, para que possamos diminuir, de uma vez por todas, a incidência de corrupção no meio político nacional.

Quais serão as principais bandeiras do senhor na Casa?

No Congresso, vou continuar a minha linha de atuação em defesa das minorias, de não aceitar discriminação. Não podemos concordar de maneira nenhuma om ataques aos direitos fundamentais, das comunidades tradicionais. Dou o exemplo dos trabalhadores rurais, dos pescadores, dos quilombolas, dos indígenas. Os inúmeros segmentos que exigem de nós deputados uma postura de atenção. Entendo que todos esses segmentos precisam ser respeitados em seus direitos, assim como assegura a Constituição Federal.

O senhor tem destaque também no combate ao trabalho escravo desde seu mandato como deputado estadual. Como pretende dar continuidade a esta luta?

Fui delegado do Trabalho no estado do Maranhão, que está no olho do furacão em relação a incidência de trabalho escravo. Precisamos coibir esta prática, as pessoas têm que se respeitar na sua dignidade, como seres humanos. Não é admissível que no século XIX ainda se fale em trabalho análogo à escravidão, seja na área rural, seja na área urbana. Nessa mesma linha, é preciso evocar o respeito aos direitos do trabalhador, os mais elementares, como por exemplo o direito de beber uma água salubre, um ambiente de trabalho adequado, comer em local descente. Serei firme na defesa desses direitos.

Em relação ao meio ambiente, para o senhor, a legislação deve ser mais rígida?

Vivenciamos agora o crime ambiental que aconteceu em Brumadinho e, anteriormente, o de Mariana. As duas tragédias perpassam pelo afrouxamento de leis ambientais. Não podemos aceitar que novos desastres aconteçam. Precisamos respeitar as normas e criar novas medidas para maior controle.

 

Andrea Leal e Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.