27/02/2019
Tamanho
 

Schuch defende agricultores familiares e promete mudanças na PEC da Previdência

Sérgio Francês/Lid.PSB   
Schuch critica a idade mínima de aposentaria para trabalhadoras
 

O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), deputado Heitor Schuch (PSB-RS), criticou pontos incluídos pelo Executivo na Proposta de Emenda à Constituição (PEC n° 6/19), que trata da Reforma da Previdência. Por meio de nota, o socialista afirmou que o texto prejudica os trabalhadores e trabalhadoras da categoria. “Estamos firmes e não aceitaremos a Reforma do jeito que ela está", completou.

A posição do parlamentar foi motivada após o manifesto de apoio à PEC nº 6/19 por integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), formada por 237 deputados e senadores no Congresso Nacional. “Vamos trabalhar diuturnamente para não permitir a elevação da idade de aposentadoria das mulheres, trabalhadoras rurais, de 55 para 60 anos”, explicou Schuch.

Além da proposta do Executivo em aumentar a idade para aposentadoria das mulheres no campo, o texto prevê elevar o tempo de contribuição de 15 para 20 anos para ambos os sexos e que, até a elaboração de norma futura, a contribuição mínima por grupo familiar seja de R$ 600 anuais.

Ainda em sua nota, Schuch alertou a necessidade de alterar o enquadramento do agricultor familiar ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Afinal, uma pessoa com deficiência não pode trabalhar, logo, quem tem que cuidar dela é o Estado brasileiro”, concluiu.

Audiência – Em audiência com deputados e lideranças, na tarde desta terça-feira (26), em Brasília, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina garantiu que o Decreto 9.642/2018, que elimina os subsídios para a energia elétrica rural, será revogado. A medida passou a valer em janeiro, e irá provocar aumento na conta de luz dos agricultores entre 10% e 30%. “O governo compreende que o setor não tem condições de absorver mais esse custo de produção e, portanto, deverá atender nossa reivindicação”, comentou Schuch, que solicitou o encontro em nome da FPAF.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.