12/03/2019
Tamanho
 

Danilo Cabral traz credibilidade para buscar desenvolvimento da Educação no Brasil

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Danilo Cabral seguirá buscando novos rumos para Educação no país
 

Nascido em abril de 1967, o pernambucano Danilo Jorge de Barros Cabral segue para o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. O socialista, que atualmente é presidente da Comissão de Educação (CE), foi reeleito com mais de 91.500 votos e tem credibilidade da bancada para exercer seu pleito de forma responsável e construtiva. Danilo é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e está filiado ao PSB desde 1990.

Na última década, o deputado ocupou vários cargos públicos, como o de secretário de Educação do governo Eduardo Campos, e secretário de Planejamento e Gestão, ambos no estado de Pernambuco. Para ele, o novo Governo eleito em 2018 pode seguir caminhos para acertar o rumo e devolver o Brasil aos braços dos brasileiros. “Enquanto isso, o PSB cumprirá o papel que o povo nos delegou”, completou. Acompanhe a entrevista a seguir.


Deputado, qual sua avaliação sobre a conjuntura política atual e suas expectativas para essa 56ª Legislatura?

O PSB tomou uma decisão através de sua Executiva Nacional e seguiremos essa tarefa que nos foi atribuída. Seremos uma oposição colaborativa, sem torcer pelo “quanto pior, melhor”. Seremos vigilantes nessa nova tarefa de alavancar as diretrizes históricas de nosso partido. Também cumprimos um papel nos últimos anos de defensores das conquistas e interesses do povo brasileiro, e as pautas do novo governo apontam para o caminho das privatizações, retirada de direitos e corte de políticas públicas. Vemos isso claramente em nossas audiências na Comissão de Educação, com debates profundos sobre cortes no financiamento estudantil. Será uma legislatura com novos quadros políticos e isso pode nos ajudar a enfrentar esses anos de muito trabalho e esforço que vêm pela frente. Na condição de presidente da Frente Parlamentar em defesa do Sistema Único de Assistência Social(SUAS), eu também seguirei nessa luta por cortes que prejudiquem o pleno funcionamento desse suporte.

Faça um breve resumo de sua atuação como presidente da Comissão de Educação da Câmara.

Foi um ano bastante produtivo, mesmo sendo marcado pelo período eleitoral, mas avançamos na aprovação de requerimentos, convocações de autoridades e novos projetos que podem ser votados esse ano. Fizemos um reposicionamento do Plano Nacional de Educação (PNE), que foi nosso objetivo principal nesse mandato. Trata-se do documento mais estratégico e orientador nas políticas educacionais que temos em mãos. Também destaco a convocação do ministro da Educação por diversas audiências, o que acabou garantindo ao povo e a nós parlamentares a destinação integral do orçamento de 2019. A Escola Sem Partido também teve amplo debate e seguiremos na luta para que as salas de aula sigam acolhendo pensamentos livres.

Pernambucanos e brasileiros esperam uma posição mais correta da política. Que mensagem o senhor quer deixar para seus eleitores?

Faço fé de que possamos renovar nossa crença na afirmação da política como instrumento de transformação na vida das pessoas. Nos últimos anos aconteceu um conjunto de frustrações de boa parte dos cidadãos, devido às crises nos diversos setores da sociedade. Espero de coração que esse novo momento e esse novo parlamento sirvam para a gente reencontre o Brasil de forma respeitosa e honrosa. Contem com nosso trabalho responsável aqui nessa Casa mais uma vez.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.