13/03/2019
Tamanho
 

Heitor Schuch e Frente Parlamentar debatem papel da juventude na reforma agrária

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Heitor Schuch defende a inserção do jovem na agricultura do País
 

A Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares promoveram, nesta quarta-feira (13), seminário de debates com a participação de parlamentares, lideranças sindicais e jovens rurais. A frente é coordenada pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS) e o tema do debate foi a “Juventude Rural na Luta pela Reforma Agrária”. O objetivo foi avaliar a importância da reforma agrária e o papel da juventude na busca por novos desafios.

Para o deputado socialista, a agricultura familiar tem um aspecto grandioso no Brasil. "Em um lugar precisamos de terra, em outro precisamos de crédito, ou assistência técnica, de extensão rural e até organização de mercado. Nossa Frente se propôs a ouvir o Brasil inteiro e se organizar por regiões, pois os temas são diferentes." Ainda em sua avaliação, Schuch afirma que a principal temática da atualidade é o Plano Safra.

"Precisamos influenciar nossas ideias nesse plano, que será lançado em maio, para que melhorem efetivamente as questões de crédito e mudança de enquadramento e acesso ao jovem. A partir daí vamos reerguer com mais força a política em prol do jovem e da mulher na questão agrícola desse País, sob o aspecto do empreendedorismo rural e desenvolvimento da nossa agricultura familiar", completou Schuch.

Sobre os diálogos com o Governo a respeito do tema, o deputado gaúcho afirmou que seus representantes estão recebendo sugestões e que sindicatos e cooperativas foram orientados no sentido de alimentar o sistema e apresentar demandas. "Não basta só ter crédito, é preciso ir um pouco mais longe, pois sabemos produzir e a problemática está na comercialização e armazenamento. As perspectivas são boas, mas precisamos seguir fazendo nossa parte. Governo nenhum vai dar nada para movimento algum", finalizou.

O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) também participou da mesa e alertou sobre as dificuldades que a categoria terá de enfrentar com as medidas do novo governo eleito. "Tudo isso tem um objetivo claro, que é destruir a resistência daqueles que lutam contra a retirada de direitos do agricultor. A política ensina o caminho que pode alavancar nossa juventude e recuperar o ânimo e a esperança de novos tempos para nossa agricultura. Seguiremos juntos nessa luta", garantiu Pindaré. 

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.