14/03/2019
Tamanho
 

Deputados socialistas prestam homenagem aos bombeiros envolvidos no resgate em Brumadinho

Michel Jesus/Câmara dos Deputados   
Deputado João Campos foi um dos requerentes da homenagem
 

Os deputados João Campos (PSB-PE), Rodrigo Coelho (PSB-SC) e Felipe Rigoni (PSB-ES) participaram, nesta quinta-feira (14), da homenagem concedida aos bombeiros que atuaram no socorro às vítimas e ainda atuam na busca por desaparecidos no rompimento da barragem em Brumadinho (MG). João é um dos autores do requerimento da Sessão Solene, realizada na Câmara dos Deputados. Após 49 dias de buscas, a tragédia, que se abateu mais uma vez em Minas Gerais, tem mais de 200 mortes e 105 desaparecidos.

O trabalho incansável dos bombeiros e demais profissionais envolvidos mereceu destaque nas falas dos parlamentares socialistas. Cerca de 127 militares ainda estão em operação na região do desastre. “Os trabalhos não param e não podem parar. São nossos heróis modernos, responsáveis pela última esperança que nos é concedida. São auxílio certo no momento de maior desespero”, enfatizou João Campos.

O parlamentar pernambucano fez questão de lembrar da atuação dos bombeiros no acidente que vitimou seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, em 2014. “Quero deixar um agradecimento especial a todos os bombeiros do Estado de São Paulo que dedicaram suas vidas a fazer parte daquela operação. Trabalharam por 32 horas e essa célere e contínua busca serviu de bálsamo e consolo para nós familiares diante daquele momento.”

Rodrigo Coelho ressaltou a necessidade de endurecimento das penas para os responsáveis pelo acidente e o devido ressarcimento das famílias. “As lições fiquem para que nós agentes políticos possamos cobrar das autoridades, não só o endurecimento da pena, mas o ressarcimento das vítimas que perderam seus entes. Vocês são nossos verdadeiros heróis. Conte com nosso apoio para que tenham o devido reconhecimento.“

Para Rigoni, o serviço prestado por esses profissionais representa, de fato, o espírito público que deve imperar nas instituições. “Muitos de nós, certamente, já se perguntaram, diante de tantas decisões ruins que a política toma, diante de tantos recursos mal locados, como é que algo ainda de bom acontece no nosso País. É porque pessoas como os bombeiros militares se disponibilizam com muita garra para fazer com que o serviço público impere. E nenhuma palavra vai transmitir, com toda a força que gostaríamos, o agradecimento ao serviço de vocês.”

Na Câmara, João Campos faz parte da Comissão Externa criada para acompanhar os trabalhos e as investigações sobre as causas da tragédia no município mineiro. Também integram o colegiado os deputados socialistas Danilo Cabral (PE), Vilson da Fetaemg (MG) e Júlio Delgado (MG), relator da Comissão.

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.