04/04/2019
Tamanho
 

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa debate a Reforma da Previdência

Sérgio Francês   
 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizou audiência pública, nesta quarta-feira (3), para tratar do impacto da Proposta de Emenda à Constituição Reforma da Previdência (PEC nº 6/19) as pessoas acima de 65 anos no Brasil. Presidente do colegiado, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) demonstrou preocupação com a falácia de que PEC vai acabar com as desigualdades e tirar o País do buraco econômico.

“O texto da reforma é absolutamente cruel com os mais pobres e continua mantendo privilégios de banqueiros e devedores da Previdência Social”, afirmou a socialista. A parlamentar acredita que a disputa será ferrenha em torno do debate da PEC e que é essencial proteger os idosos aposentados e pensionistas que em sua esmagadora maioria recebem apenas um salário mínimo.

O colegiado ouviu representantes da Confedereação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (COTAG), do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP). Todos os convidados fizeram duras críticas a Reforma da Previdência.

Para o diretor técnico do Dieese, Clemente Lúcio, a retirada de renda para consumo de quem tem menos renda resulta em queda do mercado a longo prazo, aprofunda a queda do PIB e amplia a miséria. “Com o texto proposto pelo Governo estamos fadados ao fracasso. Os ricos vão ficar mais ricos e teremos um país de mais miseráveis”, disse.

O representante da CONTAG, José Morello, criticou a obrigação imposta no texto de que só receberão a aposentadoria rural as pessoas cadastradas. “Essa é uma questão que nunca foi implementada, muitos aposentados rurais não sabem nem como fazer o cadastro. A regra é criada para dificultar o acesso ao benefício”, lamentou.

 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.