10/04/2019
Tamanho
 

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa lança cartilha

Sérgio Francês   
 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) lançou, nesta quarta-feira (10), a cartilha “Idoso: Conheça seus direitos” elaborada como resultado do trabalho desenvolvido em 2018 pelo colegiado, na Câmara dos Deputados. Atual presidente da Cidoso, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) parabenizou as pessoas envolvidas na elaboração e na publicação que resgata os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso. A 2ª vice-presidente do colegiado, deputada Rosana Valle (PSB-SP), e o socialista Rodrigo Coelho (SC) prestigiaram o lançamento.

“A cartilha serve de orientação, não apenas às pessoas acima de 60 anos, mas também às famílias cuidadores, autoridades, legisladores e toda sociedade”, reforçou a presidente do colegiado. Lídice lembrou que, até 2030, o número de idosos ultrapassará o de crianças e adolescentes. O Brasil possui hoje 30 milhões de idosos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a socialista, o País conta com uma legislação avançada, o Estatuto do Idoso, mas de pouca aplicação na realidade desta parcela da população. “A publicação lançada hoje dialogará com a sociedade para diminuir esta distância entre a Lei e sua real aplicação”, disse. A deputada pontuou também que as mulheres estão em maior número entre a população idosa, 56%. “Hoje as mulheres exercem funções dentro e fora de casa. É preciso que os homens compreendam a necessidade de dividir responsabilidades e partilhar dos cuidados com a casa. Vamos trabalhar para uma sociedade mais justa e digna a todos”, acrescentou.

Em sua primeira edição, a cartilha “Idoso: Conheça seus Direitos” foi feita pela Cidoso, em parceria com a Edições Câmara, responsável pelas publicações oficiais de caráter informativo e educativo sobre temas relacionado ao processo legislativo. A inciativa foi do ex-presidente do colegiado, deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP).

O diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara, responsável pela Edições Câmara, André Freire, afirmou que o livro com sua linguagem compreensível vai interagir melhor com a sociedade e auxiliar a fazer valer os diretos dos idosos. A publicação está disponível para baixar no site da Câmara dos Deputados e à venda na livraria do Centro de Documentação e Informação.

          

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.