10/04/2019
Tamanho
 

Em lançamento de Frente Parlamentar, socialistas defendem direitos dos consumidores de energia elétrica

Chico Ferreira   
Deputado Cássio Andrade presidirá a Frente Parlamentar
 

A Câmara dos Deputado lançou, nesta quarta-feira (10), a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Consumidores e Energia Elétrica, que será presidida pelo deputado Cássio Andrade (PSB-PA). Estão entre os objetivos do grupo, unir parlamentares e representantes da sociedade civil para investigar e aprofundar análises sobre as constantes reclamações de consumidores a respeito dos aumentos abusivos e bitributação, por exemplo, além de propor medidas legais e administrativas para coibir irregularidades. 
 
Para Cássio Andrade, é importante a participação de todos os setores – deputados federais e estaduais, vereadores, sociedade civil organizada - na Frente Parlamentar por entender que energia elétrica é um bem essencial, mesmo com pouco debate na sociedade. “Percebemos que nessa relação de consumidor e fornecedor há um prejuízo muito grande quando se trata de energia elétrica”, disse.
 
A relação de consumo em outros setores é diferente. O consumidor tem mais de uma opção quando precisa do serviço de telefonia móvel ou televisão por assinatura, por exemplo. No entanto, essa relação não ocorre no setor de energia elétrica, que prende o consumidor a uma concessionária que fornecesse tal serviço. “É aí que surge a Frente. Ela veio no intuito de unir forças, políticas e sociais, para fazer o debate e a defesa do interesse, nesta relação, de quem é menos favorecido, que é o consumidor”, esclareceu. 
 
O deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) ressaltou a importância da Frente, principalmente por que o Brasil é um país com grande potencial energético e novos campos para geração de energia ainda podem ser explorados. Mas, ele lembrou que esse serviço está muito caro. “Estamos aqui para defender o povo brasileiro. Esta Frente cumprirá o papel importante de lutar contra as taxas de energia cobradas no nosso País”, disse.
 
Para o deputado Aliel Machado (PSB-PR), quando se fala de energia elétrica, se trata de muitos temas caros e importantes à população brasileira. Ele propôs que sejam realizadas reuniões com os ministérios de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia. “É necessário maior aporte de investimentos em relação às tecnologias que precisam ser implementadas para que, lá no final, o nosso objetivo principal, que é a defesa dos consumidores, seja preservado”, declarou.
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.