15/04/2019
Tamanho
 

A defesa do Porto de Santos e do turismo serão bandeiras da deputada Rosana

Chico Ferreira   
 

O combate à corrupção, a luta contra os privilégios, a defesa do fortalecimento do turismo e de uma Reforma da Previdência justa aos mais necessitados foram destaques do discurso da deputada Rosana Valle (PSB-SP), no Plenário da Câmara, nesta segunda-feira (15). Para a socialista, a Reforma Tributária também deve ser prioridade no Congresso para garantir maior simplicidade, racionalidade e segurança jurídica ao sistema. A deputada se disse honrada em representar, na Casa, a região da Baixada Santista e o Vale do Ribeira.

Rosana se comprometeu a lutar, na Câmara, por uma Reforma da Previdência que não atinja os mais pobres. “A Reforma deve ser justa e defender os que precisam da salvaguarda do Estado.” Para a socialista, o Brasil precisa avançar, e o modelo atual de previdência está condenado, mas não é por isso que se deve compactuar com um texto que sacrifique os que mais precisam de atenção.

Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a parlamentar chamou a atenção para a necessidade do Brasil se preparar para cuidar de seus idosos. “Segundo o Ministério da Saúde, em 2030, o número de idosos ultrapassará o de crianças e adolescentes”, informou. 

A preocupação com a defesa das mulheres também foi citada pela deputada. Rosana é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão Externa que acompanhará os casos de violência doméstica contra a mulher e de feminicídio no País. A socialista foi co-autora do Projeto de Lei que retira o porte de armas de homens que agridem mulheres e são denunciados na justiça. O PL, que altera a Lei Maria da Penha, já foi aprovado na Câmara e está em tramitação no Senado.

As dificuldades enfrentadas pelas mulheres também são percebidas pela socialista dentro do Congresso. Segundo Rosana, a Câmara, predominantemente composta por homens, é machista e a maioria dos parlamentares custa a entender que mulheres têm a mesma competência e tino político que os homens. “Há pouco, nos chamaram de laranjas e tentaram nos tirar cotas femininas que permitiram que muitas de nós estivesse aqui”, disse.

A deputada afirmou que, em reunião deliberativa da Comissão de Viação e Transportes, na última semana, teve suas iniciativas de apresentar pedidos de audiência pública sobre problemas no Porto de Santos bloqueadas por deputados presentes. “Sem constrangimento algum, membros do colegiado se uniram para me isolar e impedir o debate de problemas que são de real interesse da logística e da economia do País”, lamentou.

Desde o início do seu mandato na Câmara, Rosana afirmou que uma de suas principais bandeiras seria a defesa do Porto de Santos, responsável por 30% da balança comercial brasileira. A deputada defendeu a necessidade de um novo olhar do Governo, com maiores investimentos para o setor.

Em fevereiro, a socialista lançou a Frente Parlamentar pelo Futuro do Porto de Santos. “Hoje o Complexo Portuário vive um momento crítico e sofre os reflexos da maior crise que o País já viveu. Os trabalhadores vivem a insegurança e a volatilidade dos postos de trabalho. Os operadores enfrentam dificuldades para manter suas empresas”, lamentou a socialista, que preside o colegiado.

Parlamentares socialistas fizeram apartes durante o discurso da deputada e enalteceram a sua árdua luta na Casa em defesa do porto santista. O líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE) falou da dedicação da deputada Rosana nesse novo ofício público. “Sua palavra certeira, firme, altiva e corajosa se destaca nesta Casa”, disse. Camilo Capiberibe (AP), Elias Vaz (GO), Cássio Andrade (PA), Átila Lira (PI) e Liziane Bayer (RS) reforçaram a alegria que é ter a deputada Rosana na Bancada do PSB com sua atuação comprometida com toda população brasileira.

Turismo

O turismo brasileiro precisa de atenção, segundo a socialista. Para ela, o setor é empregador e extremamente estratégico para a recuperação e fortalecimento da economia. “Países que deram prioridade ao turismo em pouco tempo saíram do ostracismo e tiveram resultados surpreendentes. No Brasil, o setor pode gerar tanta riqueza para o País quanto a agricultura ou a indústria”, acrescentou.

Em pouco tempo na Casa, Rosana conseguiu acelerar o processo de liberação para o funcionamento do aeroporto do Guarujá, que fica na base aérea de Santos. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, está prestes a assinar a outorga do aeroporto. “Esse aeroporto tem potencial imenso e vai atender às demandas do pré-sal, cruzeiros marítimos, turismo de negócios e a proximidade do porto de carga de Santos.”

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.