08/05/2019
Tamanho
 

Com promessa de inovação, Frente Digital é lançada na Câmara dos Deputados

Sérgio Francês   
Deputado JHC será o coordenador da Frente Digital
 

A Câmara dos Deputados lançou, nesta terça-feira (7), a Frente Digital, que terá como coordenador o deputado JHC (PSB-AL). Os socialistas Rodrigo Coelho (SC), Felipe Rigoni (ES) e João Campos (PE) também são idealizadores e integrantes do colegiado.     
 
Criada a partir da assinatura de 201 deputados e 11 senadores, a Frente vai atuar na valorização de políticas públicas para o setor, como a democratização da internet no País, empreendedorismo digital, melhoria de infraestrutura, apoio a novas formas de trabalho, entre outros temas. 
 
JHC explicou que a Frente Digital é um complemento ao trabalho realizado na legislatura anterior, quando existiam duas Frentes – Internet Livre e de Economia Digital –, e agora estão agregando o maior número possível de setores desse ecossistema para estarem juntos e integrados. Para ele, essa Frente é diferente de inúmeras que existem na Casa, não pela relevância do tema, mas pela consistência do grande número de parlamentares que a apoiam e participam de maneira ativa. “É um avanço muito grande para o Brasil, quando a gente vê, nessa nova legislatura, tantos parlamentares empenhados em discutir economia digital”, disse. 
 
Rodrigo Coelho acredita que a Frente será uma vanguarda na Câmara dos Deputados, inclusive para fomentar a inovação no Processo Legislativo. Dentro da Frente, ele coordenará as ações relacionadas ao setor de telefonia, que, em seu ponto de vista, carece de maior atenção e desenvolvimento no País. “O Brasil tem várias sombras ainda. Apesar de ter mais celulares que habitantes, vários locais ainda não têm acesso a telefonia digital, muito menos a banda larga”, criticou. 
 
Felipe Rigoni elencou diversas qualidades do Brasil, como a criatividade, o empreendedorismo e a produção de conhecimento aplicado. No entanto, todas essas riquezas não são transformadas em produtividade e em democratização do emprego, da renda e da inovação. Para ele, ao invés de democratizar o crédito e a inovação, esses conhecimentos ficam concentrados. “A Frente Parlamentar vem com esse intuito. Nós vamos conseguir democratizar a instrumentalização dessa grande criatividade que o brasileiro tem”, afirmou. 
 
De acordo com João Campos, o lançamento dessa Frente demonstra como os parlamentares querem pautar os próximos quatro anos na Casa. Ele afirmou que esse grupo quer fazer a diferença para conseguir ter atuação, ocupar um espaço de poder e de transformação na nossa sociedade. “Não tem como ser contra a digitalização no nosso Estado, ao que a sociedade vai nos impor. Nós temos uma sociedade digital. Nós não podemos ter um poder público analógico. Essa Casa precisa se digitalizar”, declarou.

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.