08/05/2019
Tamanho
 

Cássio Andrade solicita audiência para debater situação de patrimônio cultural brasileiro

Sérgio Francês   
Cássio Andrade quer debater situação do patrimônio cultural
 

Dois Requerimentos do deputado Cássio Andrade (PSB-PA) foram aprovados, nesta quarta-feira (8), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). Um deles solicita a realização de audiência para debater questões relacionadas ao patrimônio cultural brasileiro, o outro solicita visita técnica dos membros da Comissão para avaliar a situação do Theatro da Paz, em Belém (PA). 
 
Para justificar um dos requerimentos, o parlamentar lembra o incêndio ocorrido em setembro do ano passado que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A maior parte do acervo local foi destruída, além de documentos oficiais. O descuido também toma conta do Museu do Estado do Pará, onde um pedaço de forro de estuque desabou e causou danos no local. Pelo que foi apurado, não foi a primeira vez que houve desabamento nesse museu. “O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apontou que existem infiltrações em alguns pontos e que o restante do forro do salão estava escorado por peças de madeira, sem a recuperação necessária”, alerta.
 
No outro requerimento, Cássio Andrade justifica o pedido de visita técnica ao destacar que o Theatro da Paz é uma das heranças do Ciclo da Borracha na Amazônia. Primeira casa de espetáculos construída na região, o Theatro é tombado pelo Iphan. Em 2010, parte do forro do hall de entrada do local desabou. A solicitação da visita, conforme explica o parlamentar, é para prevenir que outros problemas do tipo ocorram. “É nosso dever zelar por nossos patrimônios para evitar danos e tragédias, como a que ocorreu no Museu Nacional”, diz. 
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.