08/05/2019
Tamanho
 

Paulo Guedes é convocado para audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação

   
 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi convocado para comparecer à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, no dia 4 de junho, para tratar da Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência (PEC nº 6/19). A decisão foi tomada em reunião deliberativa do colegiado, nesta quarta-feira (8).

O ministro deveria comparecer à comissão nesta manhã, mas desmarcou o encontro e enviou o secretário da Previdência Social, Rogério Marinho, para participar da audiência pública. Na ocasião, o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) criticou a Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência (PEC nº 6/19) enviada pelo Governo Federal.

De acordo com o socialista, a explanação de Marinho fala do déficit de programas que deveriam ser classificados como área de proteção social, a exemplo do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do regime especial para trabalhador rural. “Em áreas de proteção social não se deve ter esse tipo de parâmetro. Gostaria de saber porque o Governo não fez a divisão do que realmente está dentro da Previdência”, disse.

O parlamentar informou que, no texto em tramitação na Câmara, mostra que considerando o regime geral, a economia em 20 anos será de aproximadamente R$ 3 trilhões, enquanto que no regime próprio essa economia será de R$ 413 bilhões. “Os números mostram que a PEC não vai combater as injustiças uma vez que terá sua maior economia em cima dos que ganham pouco. Não podemos nos acostumar com as injustiças”, reforçou.

A mudança da distribuição do gasto com a Previdência após a reforma foi questionada pelo deputado socialista Felipe Rigoni (ES). Estudo apresentado pelo Banco Mundial mostra que, atualmente, 2,5% da previdência é gasto com 20% dos mais pobres e 53% com os 20% mais ricos. “Sabemos da necessidade de uma reforma da Previdência. Atualmente, o setor é responsável por 18% de toda a desigualdade de renda no Brasil. Mas, precisamos saber o quanto a desigualdade será evitada com o texto em questão”, afirmou.

 

 

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.