14/05/2019
Tamanho
 

Em audiência externa, CPI de Brumadinho ouve relatos de vítimas da tragédia

Reprodução/TV Câmara   
Em transmissão via internet, imagens mostram fotos das vítimas
 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) realizou, nesta segunda-feira (13), audiência pública para ouvir as vítimas do rompimento da Mina Córrego do Feijão. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Brumadinho. O presidente do colegiado, deputado Júlio Delgado (PSB-MG) informou que não houve sabatina e que se emocionou com relatos. "Ouvi-los só reforça a vontade de cada vez mais trabalhar para que nossos esforços na construção de projetos sejam efetivos e não esquecidos", argumentou o socialista.
 
Dentre várias histórias, Julio Delgado comentou o da dona de casa, Andressa Caldeiras. "Ela perdeu o único filho na tragédia de Brumadinho. O Instituto Médico Legal (IML) identificou os restos mortais dele há poucos dias. Ela fez um relato emocionado ao dizer que este foi o primeiro Dia das Mães sem ele. Palavras arrasadoras. Que Deus consiga consolá-la e as outras mães também", lamentou o parlamentar.
 
Outra questão levantada pelo presidente da CPI durante a reunião diz respeito às pressões do setor da mineração contra leis mais rígidas. "Não vou me render à chantagem das grandes empresas, que estão ameaçando e amedrontando o Estado e a população com o discurso de que, se houver endurecimento da legislação, haverá também desemprego e menor geração de renda. Não vou ceder", rebateu Júlio Delgado.  
 
A CPI de Brumadinho realiza, nesta terça-feira (14) mais uma audiência pública, dessa vez na Câmara dos Deputados. Irão depor o chefe do setor de fiscalização de barragens da Agência Nacional de Mineração em Minas Gerais, Wagner Araújo; o engenheiro de recursos hídricos da Vale, Felipe Figueiredo Rocha; e a engenheira civil e consultora da Potamos Engenharia e Hidrologia, Maria Regina Moretti.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.