22/05/2019
Tamanho
 

Schuch defende retirada de trabalhadores rurais da PEC da Previdência

Google Imagens   
 

Membro titular da Comissão Especial que analisa a proposta de reforma da Previdência, o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) criticou, nesta quarta-feira (22), as mudanças previstas na PEC em relação aos trabalhadores rurais e defendeu a retirada desse segmento do texto da reforma.

“Retire os rurais dessa proposta. Não é justo, não é digno. Vocês só enxergam números. Onde estão as pessoas? Essa gente que levanta cedo, que põe a semente na terra e produz o pão nosso de cada dia", questionou Schuch.

O socialista também questionou o aumento da idade mínima para a aposentadoria das mulheres do campo. “Como mexer com a aposentadoria da mulher do campo. Mulher na roça não está sentada no ar condicionado. Pega no cabo da enxada, carrega balaio de milho nas costas, ordenha 20 vacas a mãos e ainda tem que rezar para não faltar luz.”

O texto da PEC prevê idade mínima de 60 anos para homens e mulheres na aposentadoria rural. Pela regra em vigor, a idade mínima para homens já é de 60 anos e para mulheres de 55 anos.  Ainda de acordo com a proposta, os trabalhadores rurais precisarão comprovar pelo menos 20 anos de contribuição. Atualmente, é preciso tempo mínimo de atividade rural de 15 anos.

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.