05/06/2019
Tamanho
 

Projeto de Felipe Carreras prevê a implantação de calçadas com maior acessibilidade

Chico Ferreira   
Felipe Carreras lamenta situação precária de calçadas pelo País
 

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-EP) apresentou, na última semana, projeto de lei que prevê a implantação de calçadas com acessibilidade (PL nº 3181/19). De acordo com o socialista, a adequação da cidade para promoção do convívio e circulação das pessoas exige qualificação dos espaços públicos. “Sobretudo a qualificação das calçadas, de forma que se tornem acessíveis e agradáveis. A função principal das calçadas é possibilitar às pessoas, de diferentes idades e condições físicas, circulação segura pelas ruas da cidade”, completou.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a calçada é parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário, sinalização, vegetação e outros fins. “As calçadas são, naturalmente, espaços democráticos e de convívio entre as pessoas. No entanto, a grande maioria se encontra em situação de precariedade”, destacou Carreras.

Para se tornarem acessíveis, as calçadas devem atender às normas que regulam sua construção e manutenção, de modo a garantir acessibilidade, permeabilidade do solo, implantação de mobiliário urbano e de equipamentos de forma adequada. “Além disso é necessário observar as características dos pisos e materiais de revestimento, inclinações, desníveis, dimensões e padronização de mobiliários e elementos urbanos.”

O parlamentar lembrou uma frase do patrono da Educação brasileira. “Paulo Freire tem uma máxima celebre ‘a cabeça pensa onde o pé pisa’ e notadamente as necessidades de acessibilidade devem ser definidas pelos cidadãos que necessitam da mesma”, encerrou. O presente projeto estabelece dois pontos importantes na construção do plano diretor dos municípios para fomentar a acessibilidade: estabelecer metas de implementação de políticas de acessibilidade e construção dessas vias mediante indicação da população. Em breve, a Câmara vai definir as comissões que poderão analisar o projeto até que ele seja votado em plenário.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.