05/06/2019
Tamanho
 

“A questão ambiental é de todos nós”, afirma deputado Rodrigo Agostinho

Chico Ferreira   
Rodrigo Agostinho pede reflexão a respeito do meio ambiente
 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) pediu que seja feita reflexão profunda a respeito do tema, pois o maior motivo de comemoração, no seu ponto de vista, é a resistência promovida pelos ambientalistas. 
 
Para ele, de maneira muita clara, a sociedade civil organizada e servidores públicos encaram e entenderam que é o momento de oferecer resistência à situação. “Não é uma questão ideológica, não é uma questão de direita ou de esquerda, é uma questão de sobrevivência. A questão ambiental é uma questão de todos nós”, afirmou.
 
A qualidade do ar que se respira, a qualidade da água que se bebe, a qualidade do alimento, cada vez mais envenenado, tudo isso diz respeito a sobrevivência humana. Agostinho foi enfático ao dizer que um governo que duvida das mudanças climáticas, está brigando com o termômetro, e não com ele ou outros ambientalistas. 
 
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), o socialista disse que o Colegiado está disposto a fazer o debate e, por isso, tem realizado audiências públicas e seminários todas as semanas para debater temas como as áreas protegidas e o Código Florestal, por exemplo. 
 
Também nesta quarta-feira foi realizado seminário sobre as medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, solicitado pelo deputado Rodrigo Agostinho. Com relação a essas mudanças no Brasil, o deputado disse que teremos secas mais prolongadas, períodos de chuvas mais curtos e intensos, com problemas sérios nas cidades de enchentes, alagamentos e deslizamentos. 
 
As cidades litorâneas também sofrerão com esses problemas por causa do aumento do nível do mar. Neste sentido, o socialista disse que é preciso se preparar para essas mudanças. A agricultura, por exemplo, terá que trabalhar uma forma de produzir com uma quantidade de água menor. “Precisamos nos preparar para essa crise climática. A ideia é que as cidades façam um esforço grande para melhorar questões ligadas a abastecimento, conservação de água, estruturar um pouco melhor as suas defesas civis, se preparar para episódios extremos”, explicou.
 
Dia Mundial do Meio Ambiente – É comemorado anualmente no dia 5 de junho desde o ano de 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.  
 
A Câmara dos Deputados realiza diversos eventos nesta semana em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta terça (4) foi realizada audiência pública para debater os benefícios das Unidades de Conservação para a economia e o desenvolvimento nacional. Já nesta quinta (6), será realizado o Curso de Legislação Ambiental. No Senado, nesta quinta-feira (6), será realizada uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.