06/06/2019
Tamanho
 

Camilo Capiberibe propõe audiência para debater projeto que afrouxa legislação de trânsito

Sérgio Francês   
 

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) apresentou requerimento à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para realizar audiência pública que debaterá o Projeto de Lei nº 3267/2019, de autoria do Governo Federal. A proposta foi levada ao Congresso pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro.

“O Brasil é o 5º País que mais mata no trânsito. Uma morte a cada 15 minutos. As medidas vão contra tudo o que se faz no mundo para tornar o trânsito mais seguro, por isso, é preciso debater com a sociedade cada ponto. Vários deputados já manifestaram sua preocupação com esse afrouxamento das regras”, afirma Capiberibe. “Não queremos mais mortes e incapacitação de pessoas. Queremos o trânsito cada vez mais consciente e mais seguro”, completa. Em 2017, 34,2 mil pessoas morreram em ruas e rodovias do Brasil, 20,8% menos que em 2011.

O deputado explica que a audiência terá como base o Plano de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Lei nº 13.614/2018), que poderá ser prejudicado tendo em vista que a proposta amplia a validade das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), retira a exigência de exames toxicológicos e o uso da cadeirinha para crianças até 7 anos. O projeto dobra – de 20 para 40 – a quantidade de pontos que leva à perda de CNH e duplica o prazo de validade do documento.

Camilo está convidando para o debate o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e representantes da Associação Nacional dos Detrans (AND), do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, do Ministério Público do Trabalho e do Observatório Nacional de Trânsito. A data da audiência ainda será marcada.

Assessoria de imprensa do dep. Camilo Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.