07/06/2019
Tamanho
 

Arrecadação com multas de trânsito poderá ser publicada em tempo real na Internet

Chico Ferreira   
 

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprovou o projeto de lei 9.769/2018, do Senado Federal, que aperfeiçoa a determinação legal de publicar os valores arrecadadas com multas de trânsito, em todo o País, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito. O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) propôs que a arrecadação e o investimento dos valores recolhidos com as multas aplicadas por agentes e por dispositivos eletrônicos sejam divulgadas, prioritariamente, em tempo real, conforme determina a Lei Complementar 131/2009, do ex-senador João Capiberibe. A sugestão foi incluída no projeto pelo relator da proposta, deputado Alexandre Leite (DEM).

Assim, o órgão responsável nos diversos níveis de poder, deverá publicar, na rede mundial de computadores, informações sobre a receita arrecadada e sua destinação, detalhando o valor total das multas aplicadas no período; o valor das multas aplicadas por meio de equipamento eletrônico; o valor efetivamente arrecadado com multas e os valores repassados para as empresas prestadoras de serviço; o percentual dos valores arrecadados em relação ao total de multas aplicadas e a destinação final dos valores arrecadados. Onde ainda não houver capacidade técnica, a publicação deve ser feita no prazo de até um ano.

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara e será apreciada pelo Plenário se houver pedido formal dos parlamentares.

Assessoria de imprensa do dep. Camilo Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.