11/06/2019
Tamanho
 

Elias Vaz questiona estratégia de tabelamento de preços adotada pela Petrobras

Sérgio Francês   
Elias Vaz participa de audiência na Comissão de Minas e Energia
 

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) demonstrou preocupação com a estratégia da Petrobras de tabelar o preço do combustível no Brasil com base no valor internacional. A manifestação ocorreu, nesta terça-feira (11), em audiência pública na Comissão de Minas e Energia, com o presidente da Estatal, Roberto Castello Branco, para explicar sobre as diversas áreas de atuação da empresa.
 
O parlamentar citou gráfico apresentado por Castello Branco, que aponta para a oscilação elevada nos preços em espaço curto de tempo. Isso se completa a outro problema que o Brasil passa ao depender do transporte rodoviário de cargas. “A preocupação que nós temos, é que numa oscilação dessas, por exemplo, qual impacto que isso geraria na questão inflacionária", questionou.   
 
De acordo com o socialista, um país como o Brasil, que gasta muito, não pode ter uma avaliação isolada do contexto econômico global, ainda mais quando se trata da Petrobras, que cumpre papel importante nesse processo. Para ele, se o Brasil tem uma estratégia tão pesada com relação à questão do controle inflacionário, é de se questionar a oscilação de um instrumento tão básico para a economia, que incide sobre o valor das mercadorias de maneira geral. 
 
Elias destacou, também, que não é necessário radicalizar ao ponto de utilizar a política de preço de combustível como elemento de organização da questão inflacionária, mas é preciso ter cuidado nesse ponto. Além disso, o parlamentar citou a questão dos caminhoneiros como outro problema da empresa no País. “Se há uma elevada oscilação, em um curto período do valor do combustível, certamente, nós poderemos ter novamente um processo desagradável para o País”, disse.

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.