02/07/2019
Tamanho
 

Heitor Schuch pede mais fomento para regras de produção do leite no Brasil

Sérgio Francês   
Heitor Schuch acredita que o produtor precisa de mais incentivos
 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou, na última quinta-feira (27), audiência pública para debater as novas regras para a produção e comercialização de leite no País. A reunião foi requerida pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que mostrou preocupação com as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura e que entraram em vigor em maio desse ano. “O produtor sempre fez a sua parte, mas precisamos avançar em políticas de preço, crédito e assistência técnica”, explicou.

O Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, destacou a responsabilidade social da pecuária e da complexidade dessa cadeia de produção no Brasil. “Existe um elo muito frágil nessa cadeia que é o produtor. Ele sofre há décadas todas as agruras que inconstância dos preços e a falta de competitividade no mercado. Outro problema é a baixa qualidade de nossa energia elétrica no campo, o que coloca em risco o nosso produto. Precisamos evoluir em vários aspectos”.

A Câmara vai realizar esse mês audiência com representantes do Mercosul e Geraldo enfatizou a necessidade de debater a relação com países como Argentina e Uruguai. “A maneira como esses países praticam a importação do nosso leite interfere nos preços e esse mecanismo existe há muito tempo. Precisamos rever isso pois o leite está se tornando um commoditie igual à soja, ou seja, apenas grandes produtores permanecem no mercado e não podemos deixar isso acontecer com nossos produtores brasileiros”, afirmou.

O deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) participou do debate e reforçou a importância da energia elétrica no campo e a representatividade desse produto na cultura e economia de seu estado. “O leite está para nós como o chimarrão está para os gaúchos. Mesmo antes de ser eleito, cobro muito melhorias para esse setor e só sabe o peso da ferramenta quem já pegou no cabo da inchada. A ministra da Agricultura também é produtora de leite e sabe das necessidades. O campo hoje precisa de energia elétrica e políticas diferenciadas para o produtor”, apontou.

O Secretário de Finanças e Administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Juraci Moreira Souto, trabalhou com a questão de quebrar tabus de que leite e carne só se produzem em grandes propriedades. “Isso não é verdade. Temos dados que comprovam o contrário. Boa parte do leite é produzido por nossa agricultura familiar e o mesmo acontece com a carne.”

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.