02/07/2019
Tamanho
 

Socialistas questionam imparcialidade de Moro após conteúdo revelado por site de notícias

Sérgio Francês   
 

Deputados socialistas questionaram, nesta terça-feira (2), o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre a imparcialidade de seu trabalho no período em que esteve à frente dos julgamentos de envolvidos na Operação Lava-Jato. Moro participou de audiência pública na Câmara para prestar esclarecimentos sobre conteúdos revelados pelo site The Intercept Brasil.

Para o líder do PSB na Casa, Tadeu Alencar (PE), não é possível imaginar que as mensagens disponibilizadas até o momento representem algo dentro da normalidade. “Não há normalidade no conteúdo em que Vossa Excelência, como presidente daquele processo, orienta, critica, sugere testemunhas, se incomoda com a demora da instalação de uma nova operação e tudo mais que já foi revelado.”

Tadeu reafirmou o histórico interesse do PSB no combate à corrupção, mas que seja sempre um processo norteado pela Constituição e não realizado de forma marginal às leis. “Reconhecemos na Operação Lava Jato uma inflexão na cultura de impunidade no Brasil. Mas vemos aqui a prática que fere uma franquia democrática sem a qual as pessoas não podem ter direito a um julgamento justo”, avaliou.

Líder da Oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ) reiterou a fala do deputado Tadeu Alencar ao afirmar que ninguém ali no colegiado é contra o combate à corrupção. “A questão é como esse combate será feito. Debatemos aqui a maneira como Vossa Excelência se comportou”, destacou.

Ainda segundo o parlamentar, ao aconselhar a substituição ou o treinamento de uma das procuradoras da República, conforme consta em troca de mensagens divulgadas pelo site, Moro sai do papel de juiz e passa para o lado da acusação. “Nesse momento, Vossa Excelência perde o principal capital político de um juiz numa democracia moderna que é a imparcialidade. Aqui fica em risco o papel do juiz num processo penal.”

 

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.