04/07/2019
Tamanho
 

Vilson da Fetaemg cobra mais recursos para assentados

   
 

Defensor da pequena propriedade rural, o socialista Vilson da Fetaemg (PSB/MG) presidiu hoje (4), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a audiência pública que discutiu a reforma agrária e o desenvolvimento sustentável nos assentamentos rurais. O encontro foi provocado por requerimento do deputado socialista.
 
Vilson da Fetaemg, em sua fala, cobrou do Governo Federal mais investimentos no campo, principalmente para atender às carências do pequeno produtor rural. “Nós queremos gente no campo com educação. É preciso que tenha investimentos em políticas públicas, energia elétrica e estrada”, enfatizou.
 
O socialista chamou a atenção ainda para que os assentados tenham mais segurança na posse de suas terras ao cobrar do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o título definitivo das propriedades. O parlamentar citou ainda a Reforma da Previdência e seus impactos para o homem do campo.
 
O parlamentar garantiu que é a favor das reformas que geram benefícios para a população. “Sou a favor de qualquer reforma, desde que seja para melhorar. Se essa Reforma da Previdência fosse para acabar com os privilégios, seria a favor. Mas querem prejudicar quem ganha até dois salários mínimos”, reforçou.
 
Incra – o presidente do Incra, João Carlos Jesus Corrêa, contrariou as expectativas ao afirmar que o órgão está com o orçamento praticamente zerado. Segundo ele, o Incra, entre 1995 e 2016, gastou R$15 bilhões em desapropriações de terras e, em muitas áreas, hoje não tem assentado. Ele acrescentou que mais R$ 16,5 bilhões foram empregados na infraestrutura desses assentamentos, no fomento e na assistência técnica, mas não chegaram ao seu destino.
 
João Carlos explicou ainda que hoje o Incra passa por reestruturação de seus programas. “Alguns programas foram suspensos porque não encontrávamos relação de beneficiamento. Hoje, aproximadamente 540 mil famílias estão assentadas de forma irregular. Nossa prioridade é corrigir esses equívocos do passado. Vamos buscar resolver a questão das titulações. Mas, para isso, os requisitos precisam ser atendidos”, salientou.
 

Fabrício Francis
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.