09/07/2019
Tamanho
 

A pedido de Rafael Motta, Plenário homenageia 185 anos da PM do Rio Grande do Norte

Sérgio Francês   
Rafael Motta solicitou realização de sessão solene
 

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte foi homenageada, nesta terça-feira (9), pelos 185 anos de sua criação, em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados. O evento ocorreu a pedido do deputado Rafael Motta (PSB-RN). 
 
O socialista defendeu a homenagem à corporação ao dizer que muitas vezes esses profissionais saem de casa para cumprir o seu papel sem ter a certeza de que voltarão, mas, ainda assim, nunca deixaram ou viraram as costas para a população, que tanto precisa desse serviço para ter tranquilidade em suas vidas. “É uma sessão solene de extrema importância e de reconhecimento”, ressaltou.
 
De acordo com o parlamentar, ele foi vítima de dois assaltos no período de nove meses, em Natal, a capital do Estado. O que o expôs aos riscos e o colocou nas estatísticas locais da violência, que cresce nos últimos anos. Ele disse que poderia se incorporar aos que creditam, de maneira errada, à polícia a progressão desses números e caos.
 
No entanto, ele acredita que existe um número muito mais significativo nesta história e que impede o seu descaso. É o caso dos nove agentes de segurança que já foram mortos no Estado somente esse ano. “Como questionar o trabalho da polícia se os seus homens e mulheres estão, em sentido literal, sacrificando a própria vida para realiza-lo? ”, questionou.
 
Rafael Motta lembrou que a PM do Rio Grande do Norte é composta por vários órgãos e serviços especializados presentes em todos os municípios potiguares. Cerca de 8.500 homens e mulheres se dedicam diariamente ao policiamento ostensivo do Estado, para garantir que os cidadãos acordem em paz. “Eles fazem pelos outros o que infelizmente não podem assegurar para si. O amanhã é incerto, para quem tem a certeza do dever de agir”, afirmou. 
 
Mesmo com as dificuldades que todos conhecem, o parlamentar garantiu que a corporação tem se dedicado a se modernizar e ampliar suas formas de atuação. Esse fato é compreendido pelo mandato do socialista, que demonstrou seu apoio a instituição ao destinar as emendas individuais e coletivas que lhe cabem. “Encartamos a primeira da história do RN para a segurança pública, certos de que, para uma ação eficaz da Polícia Militar, é preciso que haja cooperação”, destacou. 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.