29/07/2019
Tamanho
 

Camilo Capiberibe quer mais produtos extrativistas na política agrícola nacional

Chico Ferreira   
 

Desde que assumiu o mandato como deputado federal, Camilo Capiberibe (PSB-AP) vem trabalhando na elaboração de um projeto de lei para que os produtos extrativistas (açaí, castanha do Brasil, entre outros) tenham maior inserção na política agrícola nacional. 

 

Seguindo esse objetivo, o parlamentar participou da reunião da Câmara de Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade e da Agroecologia do Amapá que discutiu a superação dos entraves que dificultam a comercialização de produtos da agricultura familiar para o PAA-Compras Institucionais, o PNAE, feiras e outros mercados potenciais. 

 

"Estou com a minuta do projeto que deverá ser apresentado no segundo semestre. Pretendemos construir esse projeto ouvindo os povos tradicionais e os órgãos que trabalham com a política agrícola na nossa região. Não é possível que o potencial dos produtos produzidos na Amazônia não tenha um olhar voltado para atender suas necessidades pela política agrícola nacional", enfatizou o parlamentar, ao cumprimentar os povos indígenas, extrativistas e demais representantes do poder público.

 

A apresentação da minuta do projeto de lei foi realizada pelo advogado e assessor parlamentar Juliano Del Castilo Silva: "A proposta faz alteração em várias leis que instituem a política agrícola nacional visando incluir de maneira efetiva os produtos da sociobiodiversidade e agroecologia da Amazônia.”

 

Segundo Castilo, a proposta de Lei do deputado Camilo é uma oportunidade para os produtores familiares incluírem suas pautas na política nacional da agricultura familiar, onde toda a legislação sobre política agrícola e agricultura familiar foi construída enxergando quase sempre os interesses e dificuldades dos agricultores do centro-sul e do nordeste brasileiro.

 

Para o assessor, chegou a hora de aproveitar o reconhecimento e o "bum" econômico do Açaí para garantir que o Estado brasileiro tenha um olhar mais voltado para realidade e para dificuldade do pequeno produtor da Amazônia. “Essa é a intenção do Deputado Camilo Capiberibe", destaca Juliano Del Castilo.

Assessoria do deputado Camilo
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.