05/08/2019
Tamanho
 

Camilo Capiberibe quer convocar ministro para que explique demissão do diretor do INPE

   
 

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) apresentou requerimento, nesta segunda-feira (5), para que o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, seja convocado pela Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para dar explicações sobre a demissão do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ricardo Galvão, após a instituição divulgar dados que mostram aumento brutal no desmatamento da Amazônia.

Galvão defendeu o Instituto e os dados científicos apurados pelo INPE de que houve crescimento de 88% no desmatamento da Amazônia em junho deste ano, se comparado com igual período do ano passado. Os dados foram atacados publicamente pelo presidente da República Jair Bolsonaro, que não apresentou nenhum outro estudo científico que mostrasse algo diferente. Depois disso, Bolsonaro resolveu demitir o diretor do INPE, cujo mandato iria até o final de 2020. Galvão é um respeitado físico e membro da Academia Brasileira de Ciências. Sua demissão teve repercussão negativa na comunidade científica.

Enquanto Bolsonaro ataca a ciência, o desmatamento continua aumentando. Os dados de 1º de julho a 25 de julho, o mais recente disponível, registraram 1.864 quilômetros quadrados de desmatamento, mais do que o triplo da quantia registrada no mês de julho do ano passado. Os dados do INPE são apoiados pelos governadores da região, que também denunciam o crescimento na derrubada da floresta Amazônica.

O requerimento ainda será votado pela Comissão.

Assessoria de imprensa do dep. Camilo Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.